Como dissemos no último artigo, hoje, dia 24/7, é um dia de Jejum, o Jejum de 17 de Tamuz. Com esse jejum, iniciamos o período mais trágico da história judaica : as 3 semanas aflitivas, que ficam entre o jejum de 17 de Tamuz e o jejum de 9 de Av, daqui a 3 semanas, que trataremos em um artigo futuro, bli neder.

Por ser um período trágico de nossa história, nossos sábios decretaram uma série de leis, especialmente ligadas à restrição de alegrias, de forma a que todos nós possamos passar esse período de uma forma reflexiva, de uma certa forma “em luto” pelos acontecimentos do período.

As 3 semanas tem 3 períodos diferentes de restrições :

– De 17 de Tamuz até Rosh Chodesh (o início do mês) de Av
– A partir de Rosh Chodesh Av
– A semana de 9 de Av

O costume geral é de não se realizar casamentos nessas 3 semanas. De qualquer forma, pela lei, os Sefaradim podem contrair núpcias ainda durante o mês de Tamuz. Os Askenazim, apenas em circunstâncias especiais. Mas, a partir do começo de Av, estão todos definitivamente proibidos.

Nesse período não devemos ouvir música. A única exceção (e mesmo assim, não aceita por todos os legisladores) é no caso de músicas sagradas (versos de Tanach), SEM acompanhamento musical (Acapella).

Evita-se comer frutos novos nesse período, para não fazermos a Berachá de Sheecheianu.

A partir do início do mês de Av, diminuem-se ainda mais as manifestações de alegria. Assim, evitamos todas compras que causam alegrias, como enxovais de noivas, jóias, roupas novas (existem exceções, consultem seu rabino em caso de necessidade).

Estão proibidas todas as obras de ampliação, decoração, etc, novamente salvo algumas exceções.

Os sefaradim podem cortar o cabelo e a barba até a véspera do Shabat Chazon, o shabat anterior ao jejum (que inicia a “Semana de 9 de Av). Os askenazim estão proibidos. Existem muitos que não cortam desde 17 de Tamuz e “serão abençoados pelo Céu” por esse comportamento.

Quando 9 de Av cai no Shabat, o jejum é empurrado para domingo. Nesse caso (como é nesse ano de 2016), não temos a “Semana de 9 de Av”.

Alguns se restringem de tomar banhos com água quente a partir do início de Av. Outros, apenas na semana do jejum, como é o caso dos Sefaradim.

Não se come carne desde o início de Av até o término do jejum, exceto no Shabat. Há diferentes costumes a respeito do próprio Rosh Chodesh Av e da refeição após o jejum. Consulte seu rabino em caso de dúvida. Quanto ao vinho, alguns legisladores proíbem desde o início do mês, outros apenas na semana do jejum. Em algumas comunidades Sefaradim e assim é o costume em Jerusalém, não há restrição alguma ao vinho nesse período. Aqueles que evitarem, “receberão a benção de D-us”.

Que possamos testemunhar a vinda do Mashiach imediatamente, de forma a transformarmos esses dias de tristeza em dias de alegria.

—————————————————————————————————————
Nessa coluna, espero por colocar mitsvót, halachot, explicações e ajudar cada judeu a cumprir mais uma mitsvá. Mandem sugestões de temas, perguntas e críticas, ajudem a fazer uma coluna bacana para todos !

Abraços e até a próxima,
Roberto (Beto) Leon

http://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2016/07/9-de-av-1024x749.jpghttp://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2016/07/9-de-av-150x150.jpgRoberto LeonMITSVOT/HALACHOTRELIGIÃOComo dissemos no último artigo, hoje, dia 24/7, é um dia de Jejum, o Jejum de 17 de Tamuz. Com esse jejum, iniciamos o período mais trágico da história judaica : as 3 semanas aflitivas, que ficam entre o jejum de 17 de Tamuz e o jejum de 9...Comunidade Judaica Paulistana