O grafite começa a tomar importância no que se refere a expressão artística de “rua”. Alguns países já o consideram como patrimonio publico.

No Brasil, um pais criativo com um talento nato para manualidades, destaca-se com os muralistas(grafiteiros) na qual conquistaram um espaço significativo em outros continentes.

Entre os muros, os artistas expõem seus trabalhos que envolvem vários temas como: critica social, politica, universo feminino, caos, obra abstrata e muito mais; passam suas mensagens atravessando fronteiras e quebrando barreiras, visto que atualmente são poucos os países que ainda deixam de apoiar o grafite como plataforma artística e cultural.

Cada um com seu estilo, desenvolvem um importante papel dentro do cenário politico e economico, revelando seus anseios, ideias e preocupações e o mais importante, sociabilizando que a arte deve ser para todos.

Conheça abaixo um pouco desses artistas que exibem sua expressão dentro e fora do pais:

1.Kobra

Eduardo Kobra, paulistano, ganhou fama por conta dos seus murais em que cores e texturas se harmonizam como um caleidoscópio onde mistura pintura em relevo de personalidades famosas ou pessoas desconhecidas. A primeira pintura 3D foi feita na Praça do Patriarca em São Paulo.

1

2. Crânio

Ficou mundialmente famoso por misturar critica social e povos indígenas. seus desenhos tem inspiração nos filmes de animação  desenvolvendo assim um estilo marcante que causa reflexão. Ja expôs seu trabalhos em Barcelona, Amsterdã e Miami

2

3. Alex Hornest (Onesto)

natural de São Paulo, o artista faz um contraponto entre o universo lírico e o caos das grandes cidades que dialogam o quotidiano. Nova Iorque, Bogota, Los Angeles e São Franscisco são algumas cidades onde expôs suas obras

3

4. Os Gemeos

Gustavo e Otávio Pandolfo são irmãos gemeos e certamente os dois mais conhecidos la fora. Começaram a carreira artística no Bairro do Cambuci em meados dos anos 1980.Atuam em varias plataformas , mas o “grafite” foi o grande responsavel por seus maiores sucessos.

A dupla tem obras na Espanha, Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha

4

5. Nina Pandolfo

Nina, a mais nova de cinco irmãs, leva para os muros traços muito delicados e femininos, também Paulistana do Bairro do Cambuci, acabou conhecendo os gemeos e por causa de uma escada foi amor a primeira vista com Otávio seu marido. Nina expôs e desenhou em países como Alemanha, Suécia, Nova Iorque, Los Angeles e Escócia( onde pintou junto com o gemeos e o Nunca um castelo)

5

6. Nunca (Francisco Rodrigues da Silva)

Nunca se distingue pela concepção dos olhares de suas personagens, pelo uso da cidade como suporte dinâmico, por um figurativismo crítico. Seus trabalhos são verdadeiras narrativas: contam histórias, muitas vezes complexa. Suas obras estão voltadas para a recriação das figuras indígenas e afro-brasileiras  em situações urbanas agudas,  ou então volta-se para a recriação estilizada, como caricaturas, de figuras advindas da pop art erudita de um Roy Lichtenstein e seus traços duros e secos
6

7. Binho Ribeiro

Um dos pioneiros da cultura do grafite na América Latina. Desenvolve um apelo singular de expressao dando vida a todos os elementos de sua criacao. Suas obras estao espalhadas pelo mundo: Santiago, Buenos Aires, Tokyo, Osaka, Paris , Los Angeles, Nova Iorque Amsterdan entre outros.

7

8.  Nick Alive

Nick preenche as ruas de São Paulo desde 1997. Procura focar seus desenhos em busca da paz interior  retratando seres androgenos, o que amplia as interpretações de suas obras;tendo exposto em vários estados brasileiros e no exterior como Chile e Estados Unidos.

8

9. Anarkia Boladona

Depois de pichar muros na adolescência, a carioca Pamela Castro, ou Anarkia Boladona, se consolidou como artista e grande defensora das mulheres. Questões do universo feminino e especialmente a violência domestica são temas de seus murais.

9

 

http://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2016/07/5-2-1024x1024.jpghttp://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2016/07/5-2-150x150.jpgAlicia StiubiARTE E ARQUITETURAARTE NAS RUASarte na rua,grafite,muralistas,pintura de ruaO grafite começa a tomar importância no que se refere a expressão artística de 'rua'. Alguns países já o consideram como patrimonio publico. No Brasil, um pais criativo com um talento nato para manualidades, destaca-se com os muralistas(grafiteiros) na qual conquistaram um espaço significativo em outros continentes. Entre os muros, os artistas...Comunidade Judaica Paulistana