Numa sociedade de consumo, que relativiza seus valores para o bem ou para o mal.  Investiga o fenômeno tratando do papel das reproduções artísticas que fizeram com que o exercício da copia, saísse do ateliê de pintura e permeasse o mercado das artes, mas a reprodução de edifícios era fato raro e se torna crescente ao longo do século XIX.

com’era/dov’era (como era/onde estava) que aparece com veemência sobre a reconstrução do campanário da praça de São Marcos em Veneza que ruiu em 1902 e foi reconstruído com mais estabilidade e menos peso do original em 1912.

220px-COLAPSO 14 07 1902                                      veneza_campanario_terremoto 1902

 

 

CAMPANARIO DE VENESA HOJE

Assim como o Globe Theater em Londres construído em 1599, destruído por um incêndio em 1613 e reconstruído no mesmo ano e encerrado permanentemente em 1642.  Uma moderna replica construção foi erguida e inaugurada em 1997 a cerca de 200m da construção original, na qual hoje se chama Shakespeare Globe ou New Globe Theater (só por curiosidade, parte do filme Shakespeare apaixonado foi filmado nessa nova replica do The Globe Theater).

DETALHE DESENHO                           FACHADA

 

GLOBE VISTA DE CIMA                                    INTERNO

 

E, de novo, em Veneza, o Teatro La Fenice, que também foi destruído por um incêndio em 1996 e o bordão com’era/dov’era passa a ser entoado mais uma vez pela população, resultando na reconstrução da obra (concluída em 2003 projeto Aldo Rossi).

NOVELLI PIETRO ANTONIO (1729-1804), Teatro La Fenice - Facciata                        FACHADA 2

Foi desconsiderada a noção secular de restauro.

Essa noção está não é só na Itália, mas é global, aceita no mundo todo a partir da carta de restauro de Atenas de 1931, é reiterada em 1964 pela carta de Veneza que até hoje é o documento base do restauro.

Restaurar não é voltar ao estado original ou a uma fase anterior qualquer pois não se considera o tempo histórico como reversível e não se pode induzir o observador ao engano de confundir uma ação de um dado presente histórico com a de outros períodos.

Isso seria falsificar a historia e transmitir informações deturpadas do ponto de vista da memória e do conhecimento em vários campos do saber.

 

 

 

http://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2016/08/capa.jpghttp://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2016/08/capa-150x150.jpgAlicia StiubiARTE E ARQUITETURAPRÉDIOS HISTÓRICOS E RETROFITarquitetura,restauracao,restauracao em arquiteturaNuma sociedade de consumo, que relativiza seus valores para o bem ou para o mal.  Investiga o fenômeno tratando do papel das reproduções artísticas que fizeram com que o exercício da copia, saísse do ateliê de pintura e permeasse o mercado das artes, mas a reprodução de edifícios era...Comunidade Judaica Paulistana