Um dos costumes mais conhecidos do Judaísmo é o acendimento das velas no Shabat. Às vezes, mesmo pessoas muito afastadas da religião, mantém esse costume. É uma obrigação nossa acender as velas de Shabat a cada sexta-feira. E, como todas as leis e costumes, o acendimento das velas tem uma série de detalhes que é importante que todos conheçam.

Qual a origem dessa mitsvá ? Essa mitsvá foi decretada pelos nossos sábios porque, nos tempos antigos, não existia luz elétrica. Assim, foi instituído o acendimento para proporcionar às famílias um ambiente iluminado, alegre e agradável, para que todos pudessem comer, beber, e se alegrar no Shabat, tendo prazer nesse dia, como determina a Torá.

A lei mais importante relativa às velas é quanto ao horário. Qual o horário máximo que podemos acender as velas ? O horário de acender as velas de Shabat é 20 minutos antes do pôr-do-sol (outros costumes, 18 minutos). Claro que esse horário varia de cidade a cidade. Assim, cheque com seu rabino. Existem também aplicativos que indicam esses horários onde quer que você esteja. Mas o mais importante de tudo : NUNCA acenda as velas depois deste horário. Por que ? Porque acender fogo é PROIBIDO no Shabat. Assim, para cumprir um costume decretado pelos nossos sábios, vocês estaria transgredindo uma lei da Torá. Portanto, exemplificando, se você chegou em casa APÓS o horário correto do acendimento das velas, você 31. É melhor não acender as velas do que acender após o horário.

Quem acende as velas ? O costume generalizado é que a dona da casa, a mãe da família, acenda as velas. Para as filhas, há diversos costumes : alguns orientam as meninas a acenderem a partir dos 3 anos de idade, outros a partir do bat-mitsvá e outros ainda, como os sefaradim, que as meninas nunca acendam enquanto estiverem na casa de sua mãe, mas apenas quando casarem e tiverem sua própria casa. Porém, em casas onde não há mulheres aptas (homens divorciados ou jovens solteiros vivendo sozinhos), os donos da casa também tem a obrigação de acender as velas.

Quantas velas se acendem ? Novamente, existem diversos costumes e motivos ligados a eles. Mas o usual é que a dona da casa acenda duas velas. Há alguns costumes onde elas acendem mais uma vela para cada filho. E há outro costume de se acender uma vela a mais (para sempre) caso tenha esquecido uma semana de acender.

Onde acender ? Elas devem ser acesas em algum lugar onde sua liz poderá se aproveitada. Assim, normalmente se dá preferência para que elas sejam acesas no local da refeição, uma vez que a principal mitsvá das velas é iluminar a mesa, para que haja prazer e alegria. Outra opção é no quarto onde a pessoa irá dormir. Novamente, muito importante, é que elas sejam acesas em um local onde sua luz será usufruída. Aliás, caso você não for usufruir das luzes da vela (por exemplo, você está acendendo em sua casa antes de ir pra sinagoga e depois irá jantar como convidado na casa de amigos e, ao voltar pra sua casa, as velas já terão se apagado), você deve acendê-las, mas sem fazer a berachá correspondente.

Por fim, sobre a berachá, novamente existem costumes diferentes. Os askenazim costumam acender as velas e, posteriormente, fazer a berachá enquanto os sefaradim fazem ao contrário : fazem a berachá e depois acendem as velas.

Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mêlech haolam, asher kideshánu bemitsvotav, vetsivánu lehadlic ner shel Shabat
Bendito és Tu, ó Eterno, nosso D’us, Rei do Universo,que nos santificou com Seus mandamentos, e nos ordenou acender a vela do Shabat.

—————————————————————————————————————
Nessa coluna tentarei divulgar mitsvót, halachot e suas explicações e ajudar cada judeu a cumprir mais uma mitsvá. Mandem sugestões de temas, perguntas e críticas. Ajudem a fazer uma coluna bacana para todos !

Abraços e até a próxima,
Roberto (Beto) Leon

http://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2016/07/velas-1024x768.jpghttp://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2016/07/velas-150x150.jpgRoberto LeonMITSVOT/HALACHOTRELIGIÃOUm dos costumes mais conhecidos do Judaísmo é o acendimento das velas no Shabat. Às vezes, mesmo pessoas muito afastadas da religião, mantém esse costume. É uma obrigação nossa acender as velas de Shabat a cada sexta-feira. E, como todas as leis e costumes, o acendimento das velas tem uma...Comunidade Judaica Paulistana