albóndigas de pescado con salsa de limón y huevo sefardi

INGREDIENTES:

  •  1 kg. de peixe branco, de sua preferência, pargo ou pescada são preferidos.
  •  1 ramo de salsa picado
  •  2 dentes de  alho picados ou 1 colher de chá de alho em pó
  •  1 cebola fatiada em ”julienne”
  • 1 cebola bem picada
  •  suco de 1 ou 2 limões (dependendo do tamanho)
  •  2 gemas de ovo
  •  1 colher de chá de sal
  •  1 pitada de pimenta.
  •  3  pitadas de açafrão
  •  ½ colher de chá de cúrcuma em pó.

 

MODO DE PREPARO:

  1.  Moa o peixe  com um pouco de salsa, alho e cebola picada, se você ver que a mistura não é muito consistente, você pode adicionar UM POUQUINHO de farinha de rosca, eu faço almôndegas sem adição de farinha de rosca ou migalhas de pão, mas há muitas pessoas que sentem que não são consistentes, então faça suas almôndegas ao seu gosto .
  2. Faça bolinhas pequenas, como almôndegas, reserve;
  3.  Numa panela funda, cozinhe as bolinhas com um pouco da cebola fatiada em ”julienne”, alho e o açafrão. Cozinhe por no máximo 4 á 5 minutos. Depois refogue o restante das cebolas fatiadas em azeite com a cúrcuma  e depois acrescente as almôndegas  até ficarem douradinhas.  
  4. No momento de servir as almôndegas, bata as duas  gemas com suco de limão e um pouco sal e pimenta, na  própria frigideira ainda quente ( com o fogo DESLIGADO) derrame esta mistura sobre as almôndegas, fazendo alguns movimentos giratórios para o molho de ovo bem cobrir todas as almôndegas.
    Ao fazer o molho, não pare de  mover a panela, não use colher ou escumadeira para mover as almôndegas, basta mover a panela no fogão. Você não pode levar ao fogo de volta, porque as gemas poderão endurecer ( ficando como se fosse ovos mexidos, e não é esta nossa intenção), finalmente, salpique o restante da salsa picada no prato decorado.

PRONTO!!!

”Bolikos de Peshkado” ou ”bolinhas de peixe”, em Ladino. Este prato de peixe tipicamente Sefaradi é popularmente servido nos jantares de Shabat nos Bálkãns, em verão.

Espero que gostem!

BETEAVON!!!

TFDALOU!!!

SAHTEN!!!

 

Referência: Claudia Roden, El Libro De La Cocina Judia – Editora Zandrera Zariquiey

http://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2017/01/albóndigas-de-pescado-con-salsa-de-limón-y-huevo-sefardi-1024x683.jpghttp://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2017/01/albóndigas-de-pescado-con-salsa-de-limón-y-huevo-sefardi-150x150.jpgDiogo Hara ClaroParveRECEITASSefaradiBalkans,bolikos de peshkado,bolinhas de peixe,receitas,SefaradiINGREDIENTES:  1 kg. de peixe branco, de sua preferência, pargo ou pescada são preferidos.  1 ramo de salsa picado  2 dentes de  alho picados ou 1 colher de chá de alho em pó  1 cebola fatiada em ''julienne'' 1 cebola bem picada  suco de 1 ou 2 limões (dependendo...Comunidade Judaica Paulistana