Crianças brigam, adultos também brigam, por diversos motivos. Mas, de uma forma ou de outra, os adultos dão um jeito numa briga entre dois. A questão é que crianças brigam, mas elas não têm todos os recursos que um adulto tem para poder resolver uma briga. Com isso, em situação de briga, elas precisem da ajuda de um adulto, como um mediador de conflitos.

Porém, muitos adultos, sejam eles pais, professores ou outros adultos mais próximos ou não, ao se depararem com crianças brigando, sejam elas da família ou não, acabam brigando com elas por estarem brigando. Contraditório, não? Talvez, adultos se angustiem ao ver brigas de crianças por se verem refletidos nelas, mas isso é outro tema.

Essa contradição envia uma mensagem ambígua para a criança, que pode questionar a si, por exemplo: “Meu pai ou meu professor quer que eu pare de brigar, mas briga comigo para tal, como assim?”. A criança pode entender que precisa parar de brigar, mas que o recurso para explicar para alguém isso, é brigando, o que não faz sentido, não é mesmo? Quando a criança crescer, talvez ela repita o mesmo padrão, pois foi o recurso que recebeu do adulto.

Para que as crianças possam lidar com conflitos de outra forma além da briga (que não resolve o conflito), elas precisam receber novos recursos. É importante poder sentar com as crianças e refletir com elas sobre qual o motivo da briga, se brigar é a única forma de resolvê-la, pra que a briga. Fazê-las pensar junto com o adulto em quais outras formas haveria para resolver o conflito. Quando adulto e crianças colaboram com ideias para soluções de conflitos, em que as ideias de ambos são valorizadas e reconhecidas, com o tempo, as crianças poderão se apropriar das mesmas e, no futuro, poderão se lembrar do que foi trabalhado e, talvez consigam lidar com conflitos conversando, mesmo que sintam raiva.

Brigando não se resolve brigas, só se confirma que é preciso brigar para se ganhar algo.

Até a próxima!

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