E como último conceito importante antes de adentrar em definitivo na internet e redes sociais:

2) Ter um estabelecimento bem localizado numa avenida bem movimentada é estar visível a um número grande de internautas. É estar aonde seus clientes estão.

Então você investiu num site lindo… o encheu de conteúdo bacana e nada de vender? Você estudou 14 anos, tornou-se o melhor especialista no que você faz e nada de aparecer clientes pelo site? Pois é… não adianta ser o maior entendido se ninguém sabe que você existe!

Por que Tostines® vende mais? Porque é mais fresquinho ou é mais fresquinho porque vende mais?

Você já viu alguma loja do Mac Donalds® em ruazinha estreita, pequena, de mão única? Por que o Mac Donalds® só instala suas lojas em grandes avenidas e pontos de grande circulação de pessoas e carros?

Visibilidade

Uma das grandes necessidades de uma empresa é aumentar sua visibilidade. Quanto mais é vista, mais chances de vender. Simples assim! Um site alcança grande visibilidade de várias maneiras:

  • Anunciando em banners de portais;
  • Anunciando nos sites de busca (adwords, link patrocinado, remarketing);
  • Fazendo anúncios em jornais, revistas, tv, anúncios tradicionais em geral;
  • Grande presença das redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube, Pinterest, Linkedin, etc);
  • Aparecendo na busca dos sites de busca no topo da pesquisa.

É fundamental se fazer visto com ações nas redes sociais, bem posicionar-se nas buscas dos sites de busca com as palavras-chave mais importantes de seu mercado, aparecer em feiras comerciais, se expor em revistas especializadas, enfim, tudo que puder fazer, pois quem é visto, é lembrado.

Mas não posso deixar de dizer que a forma mais barata e que traz consigo excelentes resultados, é aparecer no topo das buscas dos sites de busca. Há duas formas: o link patrocinado e o SEO (search engine optimization) conhecido no Brasil como otimização de site. O primeiro você paga ao Google (não mencionarei os demais sites de busca ok?) e toda vez que alguém buscar uma palavra-chave que você determinar, seu site aparece no topo. Se clicarem nele, você paga um valor até terminar o depósito antecipado que teve que fazer para iniciar essa propaganda. Já na otimização de site, você prepara seu site para ele ser interpretado pelo Google como relevante e te colocar lá no topo dos resultados.

Depois abordarei a diferença dos dois métodos, mas o importante é você saber que estar no topo dos sites de busca e realizar ações nas mídias sociais para ser visto, aumentam o tráfego de visitantes para seu site ou página social… seu Porto Seguro e por tabela, aumentam seus resultados também. O fundamental é que são ações relativamente baratas, se comparadas com outras ações de visibilidade.

Costumo comparar o Google a uma feira comercial tradicional e o Facebook a um barzinho. Em ambos ambientes acontecem negócios. Também mais pra frente abordarei isso. Por hora… estar visível nos dois… hoje… é fundamental! De nada adianta você ser o maior entendido de avião bi-motor da 2ª Guerra Mundial se ninguém sabe que você os conserta. Precisa fazer um porto seguro bem feito? Sim. Da mesma forma que precisa estar visível… Sem saber que você existe, ninguém irá procurá-lo, quanto mais achá-lo. Prepare bem seu porto seguro e depois… apareça!

Encerro com este post a fase conceitual, onde tento equiparar todos os visitantes das minhas postagens. Se abordasse diretamente a internet e redes sociais, acredito que quem já possui certa experiência, entenderia. Mas quem tivesse pouca ou nenhuma, talvez tivesse problemas para entender, de maneira que ficam aqui os pré-requisitos que julgo serem importantes para continuarmos:

1) O Inteligente burro da internet – Não seja empecilho para você mesmo. Ter medo da internet é natural. Deixar esse medo dominá-lo, não.
2) O que procurar ou esperar da internet? – Saiba o que quer da internet para saber escolher bem o que fazer, como fazer e quando fazer.
3) Quem é você? Mosca ou Abelha? – Veja sempre o copo meio cheio, não meio vazio. O bom da internet é que sempre há métricas… sempre dá para aproveitarmos algo, inclusive quando os resultados ficaram a desejar.
4) Seu Porto Seguro – Seja o que seus clientes querem que você seja, não o que você deseja. Mostre um porto seguro estável, inabalável e confiável.
5) E daí que você é bom, se ninguém te conhece? – Apareça! Mostre-se! Seja visto!

Com estes cinco conceitos acredito que qualquer empresário ou profissional autônomo novato torna-se preparado para, sabendo o que quer, procurar expor-se da maneira correta e com visibilidade suficiente para fomentar seu negócio. E todos que já frequentam e trabalham na internet, puderam reavaliar sua posição, feitos e escolhas na internet. No próximo post… já poderemos então começar os trabalhos hehehe.

Abraços

Wyllie

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