Slide1

Há uma polêmica na sociedade, escola e família sobre de quem sejam as funções de ensinar e educar. E penso ser importante refletir sobre essa questão para poder pensar se essa divisão de funções é realmente é necessária ou é uma forma de jogar responsabilidades de um para outro.

Segundo meu entendimento, educar significa passar a uma pessoa as ferramentas para que forme seu caráter, ética, com valores de cidadania, além de passar um saber ou orientação em como agir em determinadas situações ou o que fazer ou como fazer. Ensinar significa, na minha interpretação, passar algum conhecimento já formado a alguém e orientar. Em comum os dois possuem a função de orientar.

Já com essa função em comum, podemos entender que orientação vem de casa e da escola. Função que é comum a ambas. Educação fala, também, sobre personalidade ou caráter, no meu entender. É verdade que o caráter é formado principalmente pelo primeiro ambiente da criança, a casa, mas penso que não só. Porque mesmo se esse primeiro ambiente da criança, a casa, não puder promover a constituição de uma criança ética e cidadã através de seus valores, a escola pode ser sim e é o segundo ambiente da criança.

E a escola não é um lugar apenas de se passar conhecimento já formado, conforme definição do verbo ensinar e nem apenas de instruir. A escola é formada de relações e o modo como as relações se dão na escola, tanto entre alunos, como entre professores e entre professores e alunos mostram à criança formas de se relacionar e, com isso, também valores. Então, no exemplo acima, a escola, caso se foque no seu modo de funcionamento relacional, pode sim agregar valores éticos de cidadania, de forma direta e indireta também, pois a criança observa e nada como o exemplo, não é mesmo?

Assim, penso que educar e ensinar são funções da família e também da escola. A rivalidade de quem faz o que pode empobrecer a constituição da criança que, se não fosse esse conflito de divisões de funções, poderia ser muito mais rica.

http://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2017/02/Slide1.jpghttp://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2017/02/Slide1-150x150.jpgSefi StrengerowskiCRIANÇA, FAMÍLIA E ESCOLAEXPERTSeducação,educar,enisnar,ensino,escola,famíliaHá uma polêmica na sociedade, escola e família sobre de quem sejam as funções de ensinar e educar. E penso ser importante refletir sobre essa questão para poder pensar se essa divisão de funções é realmente é necessária ou é uma forma de jogar responsabilidades de um para outro. Segundo...Comunidade Judaica Paulistana