No meio do caos, tragédias, problemas, violência, crise econômica, injustiças….Acontecerá no mês que vem, os jogos Olímpicos no Brasil.  Heróis do mundo inteiro, daqui a pouco já estão chegando na Cidade Maravilhosa. Muitos se dedicaram a vida inteira, e estão esperando por esse momento, com apenas um intuito: testar e quebrar seus limites. Ganhar o objeto de metal brilhante amarrada numa fita, poderá significar a vida. Superação, disciplina, confiança, força, quedas, ansiedade, lágrimas, suor, os acompanham a todo o momento.

Aproveitamos o momento, para selecionarmos o grupo de atletas especiais, e relacioná-los com um dos pressupostos básicos dos Três Pilares da Logoterapia: A Liberdade de Vontade. Qual evento ? Os Jogos Paraolímpicos. Neste grupo, incluem pessoas portadores de deficiência física e/ou mental. Como deficientes auditivos, visuais, amputados, paraplégicos…. O que aprendemos com eles?! Que todo homem é capaz de tomar suas próprias decisões, pelo qual é livre de escolher seu próprio destino. A liberdade de vontade não se limita pelas condições física, psíquica ou social nas quais está inserida. O Ser Humano se auto determina. Ou seja, todos esses atletas são realmente livres!!! Não há limites para eles. São exemplos para todos nós. Um dos pacientes de Viktor Frankl , sofreu acidente com lesão medular , e acabou ficando tetraplégico. Não se movia do pescoço aos pés. Porém, da sua boca saíram as seguintes palavras: ” Eu quebrei meu pescoço, mas o pescoço não me quebrou”.

Na minha infância, tive o privilégio de conviver e aprender com o Alcino, conhecido como “Pirata”.  Após sofrer um acidente de moto, teve a amputação da sua perna esquerda. Apesar da sua limitação física, ainda continua surfando o mundo inteiro. Fundou sua escola de surf na praia de Pitangueiras, no Guarujá. É professor e tem vários projetos sociais. Adriano de Souza, o atual campeão mundial de Surf, aprendeu a surfar lá. O Pirata, surfa apoiando-se com o braço, outra perna e a alma em cima da prancha.

 

 

http://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2016/07/paraolimpico.jpeghttp://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2016/07/paraolimpico-150x150.jpegLeonardo SlomovicJUDEUS NA LOGOTERAPIAlogoterapiaNo meio do caos, tragédias, problemas, violência, crise econômica, injustiças....Acontecerá no mês que vem, os jogos Olímpicos no Brasil.  Heróis do mundo inteiro, daqui a pouco já estão chegando na Cidade Maravilhosa. Muitos se dedicaram a vida inteira, e estão esperando por esse momento, com apenas um intuito: testar...Comunidade Judaica Paulistana