foto 3                                          foto 4

Juarez Machado, nasceu em  Joinville – Santa Catarina, 16 de março de 1941 , pintor, escultor, desenhista, mímico, caricaturista, cenógrafo, escritor, fotógrafo, ator e designer. Passou sua infância em Joinville na companhia da mãe Leonora e de seu irmão Edson. Seu pai era caixeiro viajante, trabalho que o ausentava bastante.

foto2                           drinks-juarez-machado

Aos 14 anos, trabalhou em uma oficina gráfica, no setor de produções de rótulos de remédios, embalagens e cartazes para laboratórios. Nesse processo de criação, entre pincéis, tintas e papéis, um profissional estava sendo formado.

Como sua cidade natal era muito pequena, com características do velho mundo (grande parte da população era de origem alemã sendo, consequentemente, sua arquitetura semelhante a da germânica), Machado resolveu explorar outras cidades, indo assim para Curitiba aos 18 anos. Matriculou-se na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Logo ao se formar, realizou sua primeira individual na Galeria Cocaco de Curitiba, dando início a sua carreira de contínuo sucesso.

Em 1965, mudou-se para o Rio de Janeiro – cidade que, como São Paulo, tinha maiores oportunidades e era onde tudo estava acontecendo – conseguindo, aos poucos, conquistar seu espaço.
fantastico 1                           fantastico 2

Mudou para Paris em 1978, onde fez seu terceiro ateliê – deixando o de Joinville e o do Rio de Janeiro (ambos em atividade) – mas antes, visitou Nova York, Londres, Itália, Dinamarca, Chipre, Israel e Grécia onde tomou partido dos acontecimentos do universo artístico de cada região.

juarez 2                  Ilha de Santa Catarina                                                                          Gravura-Juarez-Machado-04

Ganhou o prêmio da 5ª Bienal de Arte da Itália, prêmio Cenários em Televisão, o prêmio “Barriga Verde” de Artes Plásticas de Santa Catarina, o prêmio Nakamori (Japão) pelo melhor livro infantil, entre outros.

Sua cidade natal (Joinville), deu-lhe o título de Cidadão Honorário em 1982, e o presidente da República concedeu-lhe a Ordem do Mérito de Rio Branco, em 1990.

Entre os sucessos de suas exposições, sua única reclamação é sobre o conservadorismo dos museus que, até hoje, não valorizam artistas do Novo Mundo provocando uma certa ausência de artistas da América do Sul.

Em 2014, o Juarez inaugurou o Instituto Internacional Juarez Machado, localizado na antiga casa de seus pais, em Joinville – SC, onde reúne obras e lembranças da família e do próprio artista, como a famosa bicicleta com rodas quadradas. A casa tem amplo espaço para exposições e uma lojinha com criativas obras do artista.

Em 2015, para comemorar um ano da existência do Instituto, Juarez realizou uma exposição onde reuniu 200 peças para a mostra “Juarez Machado na Hora do Recreio”. O artista, que é reconhecido pelo leve surrealismo e por explorar suas obras como críticas sociais irreverentes, reuniu na exposição, objetos, esculturas, desenhos, fotografias, além das pinturas com as figuras femininas, quase sempre presentes em sua obra. “Eu trabalho muito com o deboche, o humor é uma forma crítica que provoca e diverte, resolvi fazer uma exposição para me divertir”, disse o artista.

pintor-colorindo-os-convidados                          foto 5
Em relação a sua vida pessoal, Machado é orgulhoso em afirmar seu forte apego à família. Seus filhos, influenciados pela profissão do pai, optaram por seguir áreas de comunicação como: produção de vídeos, cinema e TV e especialista em computação gráfica e desenhos animados.

Com seu talento artístico, Juarez terá ainda várias décadas de pintura pela frente, continuando a aumentar nossa riqueza artística e cultural.

E uma curiosidade, o artista que inspirou as cores do filme “O fabuloso destino de Amélie Poulain” é o catarinense Juarez

http://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2017/02/Juarez11.jpghttp://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2017/02/Juarez11-150x150.jpgAlicia StiubiARTE E ARQUITETURAOBRAS DE ARTEartista grafico,grafismo,juarez machado                                          Juarez Machado, nasceu em  Joinville - Santa Catarina, 16 de março de 1941 , pintor, escultor, desenhista, mímico, caricaturista, cenógrafo, escritor, fotógrafo, ator e designer. Passou sua infância em Joinville...Comunidade Judaica Paulistana