800px-Chocolate-Gold-CoinsLembraça do Meio Shekel, valor de meio-siclo que a Torá nos ordenou a dar, é destinada para a compra dos sacrifícios eternos oferecidos no Templo todos os dias. De fato, que ainda hoje por causa das iniqüidades do povo o Templo ainda ainda permanece destruído, se acostuma a dar esta quantia, mas deve-se ter o cuidado de dizer “lembrança” (Zecher) do Meio Shekel. E as mulheres também darão uma “lembrança da metade do siclo”, assim como também deram enquanto o Templo estava presente.

O Tempo de Doar

desde o início do mês de Adar [e no ano bissexto de Rosh Chodesh Adar 2], começa o tempo da doação da Lembrança do Meio Shekel. É importante doar antes da leitura da Meguilá, como disseram Chazal (Meguilá 13b): “revelado e conhecido ante quem falou e o mundo se fez, que no futuro Haman pesaria moedas por Israel, dessa forma antecipou Hakadosh Baruch Hu o dinheiro de Israel para ser pesado”.

De que idade?

A partir dos vinte anos, darão a “Lembrança do Meio Shekel”. E bom dar já aos treze anos, e assim é o costume. E bom dar mesmo para seus filhos pequenos. Isso porque dar o dinheiro para vai para caridade, e como sabemos que ela expiação pecados livrando Am Israel de desgraças, todos dão pois todos foram participantes do milagre.

Valor

A moeda de “meio shekel” corresponde a 9 gramas de prata pura, de acordo com o preço comercial da prata. Este ano está custando 20 Shekels em Israel, aproximadamente 3,90 Euros em Portugal e 15,50 Reais no Brasil.

[simple-payment id=”2002″]

O Rico segundo sua Riqueza

Aquele que deseja dar mais do que a soma necessária e tem o direito de dar como presente para aumentar o estudo da Torá, a caridade e a bondade, pode fazer e será abençoado por Hashem. Por outro lado, uma pessoa que está em uma situação financeira difícil será suficiente dar meio shekel (50 agorot), que é hoje, ou 50 centavos correspondente a moeda de seu país.

Dízimo e Outras Ofertas

Não é permitido dar o dinheiro de um dízimo ou de uma quantia que é acostumado a dar para caridade. No entanto, se há começado a dar o dízimo ou a tzedaká e ele disse que ele faria isso sem um voto. (Arqueado)

headeres

A Quem Doar?

Maran rabino Ovadia Yosef ztzk”l (Yehave Daat 1:86) O objetivo da Mitzvá do meio-shekel são os estudantes de Torá, principalmente estudantes de Halacha, como está escrito desde que o Templo foi destruído, não restou nada para Hashem a não ser quatro côvados de Halacha” (Berachot 121 Halachá 1).

Assim como no Templo o Meio Shekel era responsável pela manutenção do Templo, a representação da presença Divina entre nós, hoje ele é responsável pela continuidade dos estudos, da busca de Hashem e da correção de nossas más inclinações.

Leia mais sobre o Meio Shekel

http://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2018/02/800px-Chocolate-Gold-Coins.jpghttp://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2018/02/800px-Chocolate-Gold-Coins-150x150.jpgKaleb LustosaPARASHÁ DA SEMANAFestas,Festas Judaicas,Meio Shekel,PurimLembraça do Meio Shekel, valor de meio-siclo que a Torá nos ordenou a dar, é destinada para a compra dos sacrifícios eternos oferecidos no Templo todos os dias. De fato, que ainda hoje por causa das iniqüidades do povo o Templo ainda ainda permanece destruído, se acostuma a dar...Comunidade Judaica Paulistana