MOSES-DESCENDING-MT-SINAI

” Lo Kam BeIsrael Ke Moshe Od…” – ”Não teve em Israel alguém como Moshé…”.  Assim está escrito no famoso cântico ”Igdal”, recitado às noites de Shabat nas Sinagogas Sefaradim. Estamos no mês de Adar, mês de alegrias para todo de Israel, onde tivemos grandes milagres no passado ( que comemoramos em Purim), mas também é o mês de nascimento e da elevação de alma do maior Profeta e Homem de D’us que já pisou este mundo: MOSHÉ RABÊNU, NOSSO MESTRE, A”H.

Conhecemos a vida dele já: desde seu nascimento e salvamento dramático, sua vida como Príncipe na corte Egípcia, como ele descobre D”us no deserto de Midian, como ele volta encarregado da missão Redentora, os milagres do Êxodo, os anos com o Povo no caminho para Terra Santa e finalmente o fim de sua missão. Mas falarei um pouco dos detalhes da Tradição Oral de Nossos Sábios sobre ele, pormenores que ajudarão à vocês lerem com mais afinco as Parashiot.

NASCIMENTO DO REDENTOR:

Moshe Rabenu nasceu no dia 7 de Adar, filho de Amram A”H o Levi e  de sua esposa Yocheved neta de Yaakov Avinu A”H que também era sua tia. Ele era seu terceiro filho seguindo Miriam e Aharon A”H. Quando Moshe nasceu, toda a casa estava cheia de luz espiritual. Amram vendo sinais de que sua filha profetizava provavelmente era verdade, levantou-se e beijou Miriam em sua cabeça, pois ela sabia que seu irmão que nasceria, seria o Redentor de Israel. Quando não puderam mais escondê-lo, criaram uma arca pequena e colocaram-no no rio Nilo. Amram bateu Miriam em sua cabeça como se dissesse: “O que aconteceu com a sua profecia????”. A própria Miriam não desistiu e se escondeu nos juncos ao lado do Nilo para ver o resultado da situação.

Depois de tirá-lo da água, ele ainda estava chorando. Batya convocou mulheres egípcias para cuidarem dele, mas Moshe se recusou: a pureza de sua alma que um dia conversaria diretamente com Hashem não lhe permitiria ser cuidado de mulheres impuras. Miriam que estava assistindo do lado se aproximou e sugeriu que ela pegasse uma enfermeira dos judeus. Ela trouxe a própria  Yocheved e quando Moshe concordou em ficar no colo dela, ela foi dada ao bebê para levantar por dois anos, após o que ele foi levado para o palácio do Faraó.

NO PALÁCIO DO FARAÓ:

Incidente da Coroa

Moshe era bonito e adorável, o Faraó o segurava em seu colo e brincava com ele. Uma vez que Faraó estava sentado na frente de seus conselheiros (Bilam, Yov e Itró), Moshe agarrou sua coroa e colocou-a em sua própria cabeça. Os feiticeiros do Faraó comandados por Bilam, que testemunharam o incidente, disseram que era um presságio que Moshe um dia o destronaria e assumiria a realeza por si mesmo. Eles aconselharam-no a matar o menino Moshe enquanto ele ainda tinha uma chance. Outro conselheiro, Itró ( Jetro, que viria ser seu futuro sogro) se levantou e disse que não era nada além de um ato infantil e não deveria ser levado a sério. A fim de estabelecer se Moshe apenas ”brincava” ou se ele sabia que ele estava fazendo e seus movimentos foram calculados , o terceiro conselheiro, Yov ( Jó) aconselhou eles fazerem um ”teste de QI”.  

Dois recipientes seriam colocados na frente da criança Moshe: um repleto com ouro e o outro com brasas ardentes. Se Moshe tivesse a consciência de uma criança simples, ele iria buscar os carvões, que são mais  brilhantes que o ouro, ele iria ficar um pouco queimado, mas que iria provar inocência de sua infância. Se, por outro lado, ele alcançaria o ouro, isso demonstraria que tinha conhecimento de seu ambiente e ele deve ser executado para removê-lo como uma ameaça ao trono !!! 

Moshe conseguiu discernir a diferença mesmo quando criança, e ia pegar o ouro ao invés das brasas, ( ele já queria recolher ouro para a construção do Mishkan  no futuro), mas o anjo Gavriel então veio e empurrou a mão de Moshe para as brasas. A mão de Moshe foi queimada das brasas e em movimento reflexivo puxou sua mão junto com uma das brasas em sua boca para esfriar. Agora sua boca dois ficou queimada, causando-lhe um severo impedimento de fala a partir desse ponto até que ele foi curado no Recebimento da Torá no Monte Sinai.

Ajudando Seus Irmãos:

Quando Moshe envelheceu, ele ficou genuinamente indignado com a escravização de sua nação. Ele saía e ajudava os escravos judeus com suas cargas pesadas, sob o pretexto de que estava elevando o moral dos escravos para fazerem as tarefas do Faraó mais rapidamente.

Moshe então viajou para Midian, costa oeste da Arábia. Lá, casou-se com a filha de Itró ( esta foi a recompensa divina de Itró por ter aconselhado livrar Moshé da morte quando criança),Tzipora, que lhe deu dois filhos Gershom e Eliezer.

Pastor Fiel:

Moshe assumiu a tarefa de ser pastor de Itró, isso permitiu que ele tivesse muito tempo sozinho longe da civilização que ele utilizou para reza e meditação.

Antes de Moshe poder ser dado o trabalho de liderar a Nação Judaica, ele foi testado pela primeira vez pelos Céus com a forma como ele tratava os animais como pastor. Moshe tratava- os gentilmente. Uma vez um filhote fugiu do rebanho de cabras. Moshe perseguiu-o e perseguiu-o. Finalmente ele alcançou o filhote quando ele estava bebendo de um fluxo de água. Em vez de assustar ou surrar o animal pela fuga, Moshe percebeu que escapou para matar sua sede, sorriu  e pegou gentilmente o filhote exausto colocando-o em seu ombro e começou a andar de volta para o rebanho. Moshe tinha provado a sua capacidade de colocar misericórdia e bondade sobre a raiva, agora que ele tinha mostrado este atributo necessário de liderança que ele ergueu os olhos e viu à distância a ”Sarça Ardente”.

Moshe na Entrega da Torá:

No Céu:

Quando Moshe subiu ao céu os Anjos Celestes quiseram derrubá-lo em uma cólera ciumenta: eles exigiram saber o que um ser de carne e sangue estava fazendo os reinos superiores e sob que pretexto ele estava pensando em tirar a Torá deles e dando-a a raça humana??? Seguindo o conselho de Hashem, Moshe agarrou o trono celestial. Isso lhe deu o poder de resistir a esses Anjos destruidores e ele respondeu vitoriosamente, explicando como a Torá tinha pouca aplicação prática aos anjos, mas foi criada para os seres humanos que foram capazes de cumprir fisicamente os mandamentos.

Percebendo a estatura de Moshe, os anjos concederam a honra devida, dando-lhe grande honra e dons de segredos divinos e nomes místicos. Entre eles estava o Anjo da Morte que lhe revelou os mistérios do”Ketoret” ( Incensário) e como poderia ser usado para acabar com as pragas, informação que Moshe mais tarde usou na “Praga dos Queixosos” após a Rebelião de Korach.

Durante a série de quarenta dias que Moshe passou no Céu, ele não tinha maneira de dizer a diferença entre o dia e a noite, a não ser através da Torá que estava estudando. Quando Hashem lhe ensinava estudou a Torá Escrita, ele sabia que era dia e quando aprendia a Torá Oral, ele sabia que era noite.

Elevação da alma de Moshé:

Moshe Rabenu A”H faleceu em Mincha ( reza da tarde) de Shabat em 7 de Adar. Tendo nascido também em 7 de Adar, Moshe tinha vivido 120 anos completos, como os Tzadikim adiantados foram dados frequentemente a habilidade de viver completamente para fora seus anos. Moshe passou através do “Beijo de Hashem” – meditando sobre os mundos superiores, subindo mais e mais e nunca voltando ao corpo físico, seu corpo santo foi guardado incorrupto numa cama dourada dentro de uma caverna do Monte Nebo, na Jordânia, que é a herança da tribo de Reuven na Terra Santa. 

É costume acender uma vela ou lamparinas em seu mérito. Muitas pessoas visitam os kevarim ( Túmulos) do Rabi Hamnuna Saba A”H, Rabi Shimon bar Yochai A”H , ARIZAL A”H, Rabi Israel Baal Shem Tov A”H e Rabi Nachman de Breslov A”H neste dia, pois estes Tzadikim  possuíram parte da alma santa de Moshé Rabenu reencarnada.

QUE OS MÉRITOS DO ”PASTOR FIEL” MOSHE RABENU A”H, O PRIMEIRO REDENTOR , PROTEJAM TODOS POVO DE ISRAEL, ATÉ A CHEGADA DO ÚLTIMO REDENTOR, NOSSO JUSTO REI MASHIACH, AMÉN!!

http://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2017/03/MOSES-DESCENDING-MT-SINAI.jpghttp://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2017/03/MOSES-DESCENDING-MT-SINAI-150x150.jpgDiogo Hara ClaroGRANDES SÁBIOSRELIGIÃOAdar 7,ARIZAL,Baal Shem Tov,Grandes Sábios,Moisés,Moshé,Moshe Rabenu,Rabi Nachman,Rabi Shimon Bar Yochai,TORÁ,Tzadikim'' Lo Kam BeIsrael Ke Moshe Od...'' - ''Não teve em Israel alguém como Moshé...''.  Assim está escrito no famoso cântico ''Igdal'', recitado às noites de Shabat nas Sinagogas Sefaradim. Estamos no mês de Adar, mês de alegrias para todo de Israel, onde tivemos grandes milagres no passado ( que comemoramos...Comunidade Judaica Paulistana