Como dissemos no artigo do dia 24/7 (http://www.iachnerai.com.br/3-semanas-aflitivas/), estamos em um período muito triste da história judaica. Estamos entrando no mês judaico de AV, iniciando um período de grande luto que culminará com o Jejum de Tishá Be Av (9 do mês de AV). Esse ano, o dia 9 de AV cai no próximo shabat e, portanto, o jejum é adiado para o domingo, dia 14/8. Porém esse é o único jejum no judaísmo que é igual a Yom Kipur, ou seja, é um jejum de um dia completo. Assim, ele se iniciará no sábado, dia 13 de agosto, à noite, ao término do Shabat e se encerrará ao anoitecer de domingo (consultem seus rabinos para os horários corretos em suas cidades).

Por quais motivos esse dia (9de Av) é considerado o mais trágico da história do povo judeu ? De acordo com a Mishná, em Taanit, 5 fatos históricos calamitosos ocorreram neste dia:

– Nesse dia, os espiões que foram ver como era a Terra de Israel, falaram mal dela, o que gerou o decreto de Hashem de que os judeus teriam que vagar no deserto por 40 anos, antes de entrar na Terra Prometida
– A destruição do Primeiro Templo
– A destruição do Segundo Templo
– A destruição da cidade de Beitar durante a revolta de Bar Kochvá
– O império romano arou todo o Monte do Templo destruindo todo vestígio que poderia ser identificado do Templo

Outras calamidades que ocorreram nessa data incluem o édito do rei Eduardo I, que forçava os judeus a deixar a Inglaterra em 1290, e o Decreto de Alhambra, ou Édito de Expulsão dos Judeus de Espanha, pelos Reis Católicos, Fernando de Aragão e Isabel de Castela, em 1492.

Nesse período, temos uma série de leis relativas ao luto, que devemos seguir :

– evitamos todas compras que causam alegrias, como enxovais de noivas, jóias, roupas novas (existem exceções, consultem seu rabino em caso de necessidade).

– não se come carne desde o início de Av até o término do jejum, exceto no Shabat. Há diferentes costumes a respeito do próprio Rosh Chodesh Av e da refeição após o jejum. Consulte seu rabino em caso de dúvida. Quanto ao vinho, alguns legisladores proíbem desde o início do mês, outros apenas na semana do jejum. Em algumas comunidades Sefaradim e assim é o costume em Jerusalém, não há restrição alguma ao vinho nesse período. Aqueles que evitarem, “receberão a benção de D-us”.

– todas as leis que já estavam em vigor desde 17 de Tamuz continuam valendo (veja o artigo mencionado acima, para tirar suas dúvidas)

No dia 9 de Av, o dia do jejum (nesse ano, como mencionado, no sábado, dia 13/8, ao término do shabat), temos as seguintes leis :

– As cinco proibições que temos em Yom Kipur: comer, beber, calçar sapatos de couro, usar cosméticos, perfumes ou óleos, lavar-se e relações conjugais.

– Sentamos no chão ou em banquinhos com menos de 30 centímetros, até depois de chatsot (meio do dia de domingo).

– É proibido estudar Torá até o fim do jejum, exceto trechos ligados com a destruição do Templo ou sobre luto.

Existem outras leis e costumes, mais detalhados. Para aqueles que quiserem conhecer mais um pouco, perguntem, que podemos responder ou indicar outras fontes de leitura mais aprofundadas.

Que possamos testemunhar a vinda do Mashiach imediatamente, de forma a transformarmos esses dias de tristeza em dias de alegria.

 

—————————————————————————————————————
Nessa coluna tentarei divulgar mitsvót, halachot e suas explicações e ajudar cada judeu a cumprir mais uma mitsvá. Mandem sugestões de temas, perguntas e críticas. Ajudem a fazer uma coluna bacana para todos !

Abraços e até a próxima,
Roberto (Beto) Leon

http://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2016/08/9-de-Av.jpghttp://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2016/08/9-de-Av-150x150.jpgRoberto LeonMITSVOT/HALACHOTRELIGIÃOComo dissemos no artigo do dia 24/7 (http://www.iachnerai.com.br/3-semanas-aflitivas/), estamos em um período muito triste da história judaica. Estamos entrando no mês judaico de AV, iniciando um período de grande luto que culminará com o Jejum de Tishá Be Av (9 do mês de AV). Esse ano, o dia 9...Comunidade Judaica Paulistana