Você é o único sobrevivente de um naufrágio e acaba em uma ilha. Aos poucos, começa a explorar a praia e a floresta que aparece por trás dela. Percebe que terá que ir arrumando a sua vida até ser salvo. Começa a preparar uma cabana, procura fontes de alimento, procura água e estabelece sua vida da melhor forma possível.

Um belo dia, depois de muito tempo, talvez até anos, passeando na floresta, você encontra uma mina de diamantes. Você não consegue acreditar !!

– Como eu nunca vi essa mina antes ? Como é possível ? Tão próxima de mim !

Você entra e, ao começar a explorá-la, percebe que ela é repleta de diamantes. Lotada ! Todos ali, ao alcance da mão ! Basta esticar e pegar ! Que maravilha !

Nesse ponto, você começa a pensar em como fazer para poder recolher todos os diamantes. Sem sacolas ou malas, você vai ter que pegar um a um. Porém, ao começar sua tarefa, na primeira vez que sai da mina, você vê ao longe, no horizonte, um navio. Um navio que está vindo na direção da ilha, para te salvar !!!

O que você faz ? Você irá esperar o navio na beira da praia sem nenhum diamante, apenas por que não consegue pegar todos ? Ou tentará levar o máximo possível de diamantes até a praia, até o momento que o navio chegar ?

A parábola acima é um exemplo de nossa vida, como judeus. D-us nos coloca aqui na Terra com um propósito : cumprir nossas obrigações, nossas mitsvót (boas ações). E, cada um de nós, de acordo com a “ilha” que caiu, pode demorar um pouco mais ou um pouco menos a encontrar a mina de “diamantes”, ou seja, a quantidade enorme de mitsvót que D-us nos proporcionou. Basta “esticar a mão” e cumpriremos várias mitsvót. E nosso objetivo é conseguir juntar o máximo possível de mitsvót antes que Ele mande o “navio” de volta nos buscar.

Assim, não ache que você precisa, de uma hora pra outra, cumprir todas as mitsvót que D-us nos deu. Faça apenas mais uma. Pegue apenas mais um diamante. E, quando chegar sua hora de embarcar no navio de volta, você terá muito mais diamantes do que quando chegou.

Nessa coluna, espero poder colocar mitsvót, halachot, explicações e ajudar cada judeu a cumprir mais uma mitsvá. Mandem sugestões de temas, perguntas e críticas, ajudem a fazer uma coluna bacana para todos !

Abraços e até a próxima,
Roberto (Beto) Leon

 

http://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2016/07/diamante.gifhttp://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2016/07/diamante-150x150.gifRoberto LeonMITSVOT/HALACHOTRELIGIÃOhalachot,mitsvotVocê é o único sobrevivente de um naufrágio e acaba em uma ilha. Aos poucos, começa a explorar a praia e a floresta que aparece por trás dela. Percebe que terá que ir arrumando a sua vida até ser salvo. Começa a preparar uma cabana, procura fontes de alimento,...Comunidade Judaica Paulistana