Temos, no judaísmo, durante o ano, 6 jejuns :

– Yom KIpur
– 9 de Av
– Jejum de Esther (na véspera de Purim)
– 17 de Tamuz
– Jejum de Guedalia
– 10 de Tevet

Os dois primeiros são jejuns de um dia inteiro e os 4 seguintes são jejuns de meio-dia (do amanhecer até o aparecer das estrelas).

Cada um desses jejuns tem os seus motivos e explicações, que tentaremos (bli neder) ir explicando quando chegarem sua vez.

O Jejum de que vamos falar hoje é o de 17 de Tamuz. Que, esse ano, cai no dia 23 de julho. Por ser shabat, o jejum é postergado para o domingo. Assim, nesse ano de 2016, todos os judeus tem que jejuar no próximo domingo, dia 24/7 (das 5:37 às 18:15 em São Paulo. Procure seu rabino para saber os horários em outras cidades).

E por que temos que jejuar nessa data ? Porque aconteceram, nessa data, em diferentes anos, 5 trágicos episódios para nosso povo :

1) Essa foi a data em que Moshé Rabeinu quebrou as primeiras Tábuas da Lei, ao ver o povo idolatrando o bezerro de ouro, ao descer do Monte Sinai

2) Foi o dia que foi suspenso o Sacrifício Diário (Korban Tamid) no Beit Hamikdash

3) Foi destruída a muralha de Yerushalaim, na época do Segundo Templo, 3 semanas antes da sua destruição

4) O malvado Apóstomos, imperador de Roma, queimou os rolos da Torá

5) O Templo foi profanado, colocando um ídolo no próprio Hechal do Templo

Todos os judeus adultos (após bar e bat mitsva) estão obrigados a cumprir esse jejum, estando proibidos de comer e beber desde o amanhecer até o aparecer das estrelas.

Ao contrário de 9 de Av e Yom KIpur, nesse jejum é permitido tomar banho, passar cremes, usar sapatos de couro e ter relações matrimoniais.

Mulheres grávidas (a partir dos 3 meses) ou lactantes (até 2 anos após o parto) estão isentas.

Em casos de doentes ou pessoas muito fracas, podem evitar o jejum, mas é aconselhável consultar seu rabino para ter certeza do nível da sua fraqueza ou doença.

Esse jejum inicia o período das “3 semanas aflitivas”, que seguem até 9 de Av. No próximo artigo, bli neder, explicaremos esse período e as leis pertinentes.

—————————————————————————————————————
Nessa coluna, espero por colocar mitsvót, halachot, explicações e ajudar cada judeu a cumprir mais uma mitsvá. Mandem sugestões de temas, perguntas e críticas, ajudem a fazer uma coluna bacana para todos !

Abraços e até a próxima,
Roberto (Beto) Leon

http://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2016/07/53-jerusalem-maquete-do-templo.jpghttp://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2016/07/53-jerusalem-maquete-do-templo-150x150.jpgRoberto LeonMITSVOT/HALACHOTTemos, no judaísmo, durante o ano, 6 jejuns : - Yom KIpur - 9 de Av - Jejum de Esther (na véspera de Purim) - 17 de Tamuz - Jejum de Guedalia - 10 de Tevet Os dois primeiros são jejuns de um dia inteiro e os 4 seguintes são jejuns de meio-dia (do amanhecer até...Comunidade Judaica Paulistana