523210_shhenok_spit_pritomilsya_2560x1920_(www.GetBg.net)

Muitas vezes as pessoas se perguntam por que o cachorro delas dorme tanto, se isso é normal ou não.

Vamos lá, se você não soubesse ler, não jogasse vídeo game nem jogos de tabuleiro, não mexesse no computador, não se interessasse por tricô ou crochê, não acompanhasse novelas nem seriados, aliás, nem soubesse ligar a televisão. Palavras cruzadas e sudoku nem pensar. Academia de ginástica? Eles não podem entrar.

O que resta? Dormir, óbvio. Principalmente quando o clima está frio, meio chuvoso, os caras podem dormir o dia inteiro. A noite inteira também.

O interesse real do cachorro é estar ao seu lado. Se você sai resta a cama e os lugares com seu cheiro. Essa falta de estímulos mais o nada a fazer resulta em sono.

Caramba!!! Se eu fosse uma cadela dormiria muito… Deve ser muito bom não pensar nas contas a pagar, no trabalho, na saúde, nos cuidados com a família, no trânsito, no horário, na agenda cheia.

Mas eis que, mesmo sem essas coisas para pensar ele dorme e sonha, ou melhor, tem pesadelo. Muitas vezes o Bud está dormindo e, do nada, late sem abrir a boca, sai aquele grunhido, quase latido, deitado, mas com as patas simulando uma correria. Chega a ser engraçado, tão lindo que eu acordo de madrugada e fico observando esses segundos, aí ele volta a dormir em silencio e eu também. Só o acordo se percebo que ele está incomodado.

Eles sonham com o que um cachorro pode sonhar, com o dia a dia, com nossos passeios, com uma caçada ao gato do vizinho ou uma fuga do cachorro gigante da rua de baixo. Ops!!! Perigo à vista. Isso é muito importante: Quando o cachorro sonha que está em fuga ele não consegue discernir o sonho do real, ou seja, não toque nele. Já vi muitos casos que os donos foram mordidos nessa situação. Morro de pena, pois quando o cachorro percebe o que fez fica tão triste que não tem nem como brigar. Imagine que ele esteja sonhando que está caçando, ao perceber o seu toque ele imediatamente pensa que é a caça, e morde mesmo. Essa mordida é perdoável, não desenvolve agressividade, é um incidente. Aliás, apenas duas mordidas são perdoáveis, uma durante o sono, e outra quando o animal sente dor. Nesses dois casos a mordida é muito mais defesa do que ataque.

Há algum tempo o Bud começou a chorar de madrugada, me acordou e foi em direção à porta do quarto. Já aconteceu de ele ter dor de barriga no meio da madrugada e termos que descer, então achei que ele estivesse com dor de barriga. Abri a porta do quarto para descer com ele, mas eis que ele corre para outro lado e para na porta do quarto da Tamy. Abri. Ele lambeu ela várias vezes e se deitou, quis ficar aquela noite junto com ela. Não sei até hoje o que houve, mas acredito que ele teve um pesadelo envolvendo a Tamy e quis ter certeza que estava tudo bem.

Ah, quer saber como eu acordo o Bud quando ele está tendo pesadelo? Simples, chamando-o com a voz macia. Ele acorda, me olha, vira pro lado e dorme, provavelmente pensando que eu sou louca para chamá-lo no meio da madrugada e não falar nada.

Aliás, que delícia como o cachorro dorme, não é?! O bicho deita e esquece da vida. Que inveja!!!!

Por exemplo agora. Acabei de voltar de um passeio com o Bud. É um belo domingo e eu sei que, se voltar para a cama, quando for a hora de dormir de verdade eu não vou conseguir. Então, mesmo que ainda esteja com sono, vou procurar coisas para fazer, como escrever um capítulo dedicado ao sono. Já o Bud está aqui, de banho tomado e dormindo profundamente, e na madrugada ele estará assim também.

Não sei se alguém já fez um estudo sobre porque os cães dormem tanto, eu acredito que seja mesmo porque não tem nada melhor para fazer. Mas sei que eles dormem no sol para uma melhor absorção de cálcio, então deixe escolher o local da soneca da tarde, que normalmente será onde bate sol.

Agora deixe seu cachorro dormir sossegado e vá procurar o que fazer nessas horas, tipo ler esse livro. E perceba como a expressão “vida de cachorro” já não tem o mesmo sentido. Adoraria ter a vida deles hoje em dia. Já que não pode ser assim, vamos curtir nossos cães e aproveitar mais a vida com eles.

http://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2017/04/523210_shhenok_spit_pritomilsya_2560x1920_www.GetBg_.net_-1024x768.jpghttp://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2017/04/523210_shhenok_spit_pritomilsya_2560x1920_www.GetBg_.net_-150x150.jpgSheila NiskiEXPERTSVIDA DE CÃOMuitas vezes as pessoas se perguntam por que o cachorro delas dorme tanto, se isso é normal ou não. Vamos lá, se você não soubesse ler, não jogasse vídeo game nem jogos de tabuleiro, não mexesse no computador, não se interessasse por tricô ou crochê, não acompanhasse novelas nem seriados,...Comunidade Judaica Paulistana