quibe de quinoa

ALIMENTOS ALIADOS

Nossa que rosto lindo que você tem! (Ooowww eu tenho um corpo também!)
Tem uma dieta nova fantástica!
Descobriram um remédio milagroso que emagrece de verdade!
Cirurgia bariátrica, a solução de todos os seus problemas!
E assim eu fui a minha vida inteira até que a obesidade começou a apresentar as suas facetas, hipertensão, pré diabetes, infertilidade e junto com um fator genético gritante, um câncer de mama.

O que fazer com um corpo de 1,87m, que chegou a 154?
Sei lá, nunca consegui nada, até a bariátrica eu aprendi a enganar.
Mas a vida resolveu me dar uma lição e eu quase a perdi…

Um dia lendo sobre os casos de recidivas de câncer em pessoas obesas, quase caí para trás. Estava vencendo a doença, o que era o mais difícil e iria perder para a obesidade mórbida???

Como reverter esse quadro? Não é uma coisa assim tão simples, obesidade é uma doença e requer tratamento e, eu junto com todas as minhas outras compulsões, que não são poucas, fui buscar apoio médico psiquiátrico e comecei a fazer terapia.
Numa brincadeira no trabalho, com o auxílio de uma nutricionista a Dra. Juliana Casagrande, entrei em uma Reeducação alimentar, completamente despretensiosa e muito divertida. Começamos a cozinhar em uma copa pequena, sem utensílios adequados, mas com uma boa vontade incrível.
Descobri alimentos fantásticos, que nunca havia misturado, fiz hambúrguer de lentilha e outros tantos ingredientes inimagináveis, assei batata doce em frigideira por falta de assadeira. E assim nasceu uma paixão.

Foram quase 30 quilos embora e na minha última ida ao oncologista a minha saúde estava melhor do que a de muitas garotinhas por aí.
Não sou radical, não passo vontades, amo coxinha e brigadeiro, mas estou aprendendo a consumi-los nas horas certas.
Não sou médica, não sou nutricionista, simplesmente amo viver e quero ter qualidade de vida! Garanto que não é nada difícil!

Agora ao invés de devorar os alimentos, eu os aproveito da melhor forma possível, são meus aliados!!!

Roberta Zrycki

Quibe de Quinoa (sem glúten)

Rendimento: 6 porções    Tempo de preparo: 40 min

 

INGREDIENTES

500g de patinho ou coxão mole moído
½  xícara quinoa em grãos
1 xícara de salsinha picada
1/2 xícara hortelã picada
1 tomate com pele picado
1 cebola picada
Suco de ¼ de limão
1 col sopa de azeite de oliva + o suficiente para regar
¼ col chá de pimenta síria (opcional)
Sal e pimenta-do-reino a gosto

PREPARO

Coloque a quinoa de molho na água quente por 5 minutos para  retirar a saponina – uma resina tóxica prejudicial à saúde. Escorra a quinoa com a ajuda de uma peneira e lave em água corrente, esfregando bem os grãos com as mãos. Escorra novamente o máximo possível e reserve.
Em uma panela, adicione uma xícara de água e deixe ferver, coloque uma xícara de quinoa e sal, e mexa vez ou outra até levantar fervura. Assim que ferver, tampe e baixe o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos.
Em um bowl, misture a carne e a cebola. Em seguida, acrescente a quinoa cozida e misture bem.  Adicione 1 colher de sopa de azeite, o suco de limão, as ervas frescas picadas e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Coloque em uma assadeira, regue com fios de azeite e leve ao forno preaquecido até dourar.

Benefícios da quinoa

Quinua – Foto: Getty Images

Quinua pode ser consumida acompanhando a salada

Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Suas quantidades significativas de ômega 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Ela também ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão, devido a suas quantidades de cálcio.

As vitaminas do complexo B presentes na quinoa são parte essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios. Além disso, as fibras presentes no grão dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento. Ela também é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização. Por fim, também é um grão recomendado para pessoas que possuem doença celíaca, já que não contém glúten.

http://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2017/02/quibe-de-quinoa-1024x683.jpghttp://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2017/02/quibe-de-quinoa-150x150.jpgRoberta ZryckiFuncionalRECEITASreceitas,saudávelALIMENTOS ALIADOS Nossa que rosto lindo que você tem! (Ooowww eu tenho um corpo também!) Tem uma dieta nova fantástica! Descobriram um remédio milagroso que emagrece de verdade! Cirurgia bariátrica, a solução de todos os seus problemas! E assim eu fui a minha vida inteira até que a obesidade começou a apresentar as suas...Comunidade Judaica Paulistana