aryehkaplan

Rabi  Leonard Martin Kaplan ZTZK”L, ou como ficou conhecido pelo seu nome em hebraico Reb Aryeh Kaplan ZTZK”L nasceu em 23 de outubro de 1934, em New York.

Foi educado aos 15 anos nas Yeshivot ”Torá VaDaath” e ”Mir” de New York. Depois foi concluir seus estudos na Yeshivat ”Mir” de Jerusalém, recebeu sua ” Semichá” ( ordenação rabínica) do grande Rabi Eliezer Yehuda Finkel ZTZK”L, em 1956, onde se tornou uma das mais proeminentes  autoridades rabínicas do país. Também formado em Física na Universidade de Louisville em 1961, teve seu nome incluso no famoso livro ”Quem é quem na Física”.

Rabi Kaplan era uma força principal por trás do fenômeno dos  ”Baalei- Teshuvá” – o regresso à observância judaica.

“Ao longo da história, os judeus foram sempre atentos às tradições”, ele comentou certa vez. “O movimento de Teshuvá é apenas uma normalização. Estamos apenas fazendo o que devemos fazer. “

Em sua  espetacular, porém curta carreira, Rabi Kaplan ZTZK”L, nos deixou mais de 60 obras! Sua geniosidade e habilidades únicas produziram muitos dos grandes clássicos da literatura judaica contemporânea. O recente interesse pela literatura  mística, de Cabalá, também se deve aos seus trabalhos.

Na citação de fontes judaicas para seus livros, ele comentou certa vez: “Eu uso minha experiência física para analisar e sistematizar os dados, muito mais como um físico que lidar com a realidade física.” Essa capacidade permitiu-lhe empreender projetos monumentais, produzindo cerca de 50 livros , célebre por sua erudição, integridade e clareza.”

Sua influência principal foi o Rabi  Tzvi Aryeh Rosenfeld ZTZK”L (1922-1978), que introduziu sozinho os ensinamentos de Rebe Nachman de Breslev   ZTZK”L nos EUA ainda nos anos 50, inspirando muitos estudantes de Yeshivot  no Brooklyn , especialmente na sua, ”Torah Vadaath’‘. Rabi Kaplan  Kaplan casou-se com Tobie Goldstein em 13 de junho de 1961, com quem no final teve nove filhos.

Inúmeros trabalhos foram rapidamente compostos por ele, se fôssemos relatar todos em detalhes, falaríamos em muitas páginas. Gosto de destacar a principal dele: A ”Torá Viva” , uma nova tradução dos Cinco Livros da Torá e  Haftarot , pouco antes de sua morte, que hoje é a mais lida no Brasil e no mundo!

Antes de se tornar conhecido como um autor,  Rabi Kaplan ocupou posições rabínicas e de liderança em muitos estados americanos. Ele começou sua primeira posição profissional depois de completar seu bacharelado, como pesquisador na Divisão de Mecânica dos Fluidos da Bureau National of Standarts , onde foi encarregado da pesquisa Magneto-hidrodinâmica . Durante este tempo, ele recebeu uma bolsa de estudos de pós-graduação da National Science Foundation e da Força Aérea dos EUA para seu trabalho de pós- graduação na Universidade de Maryland .

O seu exemplo pessoal de modéstia, calor humano e grande sensibilidade e dedicação total ao estudo da Torá e das Mitsvot, foi uma inspiração para milhares de pessoas a quem ele tocou. Sua casa estava sempre aberta para os visitantes, grande e humilde, de todos os segmentos da comunidade judaica. Sua mesa de Shabat sempre foi cheia de convidados atraídos pela beleza da vida Torá que ele viveu, e para o fluxo inesgotável de sabedoria e discernimento Torá que fluíam de seus lábios.

Ele trabalhou incansavelmente, dia e noite, produzindo mais obras de destaque sobre Torá, sozinho, que as equipes de outros autores que trabalham no campo. No entanto, ele de alguma forma conseguiu encontrar tempo para o mais simples judeu, buscando as respostas para as questões espirituais em suas vidas. Nenhum deles foi afastado de mãos vazias.

Tumba do Reb Aryeh Kaplan ZTZK"L no Monte das Oliveiras, em Jerusalém.
Tumba do Reb Aryeh Kaplan ZTZK”L no Monte das Oliveiras, em Jerusalém.

Rabi Kaplan ZTZK”L  teve uma vida curta: morreu de um ataque cardíaco em  14 de Shevat – 28 de janeiro de 1983, aos 48 anos. Ele foi enterrado no Monte das Oliveiras  em Jerusalém, na parte conhecida como “Agudat Achim Anshei America” “Chelek Alef” (Porção 1).

Que os méritos da Torá do Rabi Aryeh Kaplan ZTZK”L, protejam todos do Povo de Israel, AMÉN!!!!

 

 

http://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2017/02/aryehkaplan.jpghttp://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2017/02/aryehkaplan-150x150.jpgDiogo Hara ClaroGRANDES SÁBIOSRELIGIÃOAryeh Kaplan,EUA,Mir,Rabi,TORÁ,Torá Viva,Tzadik,YeshiváRabi  Leonard Martin Kaplan ZTZK'L, ou como ficou conhecido pelo seu nome em hebraico Reb Aryeh Kaplan ZTZK'L nasceu em 23 de outubro de 1934, em New York. Foi educado aos 15 anos nas Yeshivot ''Torá VaDaath'' e ''Mir'' de New York. Depois foi concluir seus estudos na Yeshivat ''Mir'' de...Comunidade Judaica Paulistana