rabbi-chaim-abulafia

Chaim ben Yaakov Abulafia, o ”Primeiro” ZTZK”L, nasceu  em 1660 em na santa Cidade de Hebron era uma grande  autoridade rabínica do seu tempo. Ele era o avô de Rabi Chaim ben David Abulafia ZTZK”L (chamado o ”Segundo”) e neto de Rabi Itzchak Nissim ben Gamil ZTZK”L.

Depois de servir como o Rabino chefe de na Santa Cidade de Tzfat , Rabi Chaim Abulafia se mudou para Izmir, Turquia, servindo como seu Rav, onde escreveu maior parte de seus santos escritos, que variam de Halachá á Kabalá.

  1. “Mikraê Kodesh” , Esmirna, 1729: contendo tratados sobre temas bíblicos e talmúdicos;
  2. “Yossef Lekach” , Esmirna, 1730-32, uma obra em três volumes sobre o Pentateuco ;
  3. “Yashresh Ya’akob”, Esmirna, 1729; e
  4. “Shebut Ya’akov”, Esmirna, 1733, um comentário elaborado sobre o Ein Yaakov “  do Santo Rabi Yaacov ibn Habib ZTZK”L e outros.

RECONSTRUINDO TIVERIA:

O ano de 1740 trouxe boas notícias para o povoado judaico em Tiveria. Naquela época, as autoridades otomanas convidaram o renomado Rabi Chaim Abulafia, o rabino de Izmir, a ir a Eretz Israel e reconstruir Teveria, que havia permanecido em desolação há algum tempo. As autoridades Otomanas, a pedido de Dahar El Omar, governante do Galiléia, queriam que a cidade fosse reconstruída por razões econômicas, mas os judeus consideravam a missão do Rabi Chaim Abulafia um sinal do cumprimento imediato de suas esperanças messiânicas.

Rabi Chaim Abulafia, restabeleceu logo o ensino de Torá: pela Yeshivá em Tiveria, trazendo nova vida para aquela cidade, que tinha sido um vibrante centro de vida judaica e criatividade no Segundo Templo e períodos talmúdicos. Atraiu novamente para Tiveria os judeus do Oriente que buscavam um local de Torá na Terra Santa.

No ano de 1742, Rabi Chaim Abulafia se encontrou com o Rabi Chaim ben Atar ZTZK”L ( o Or HaChaim Hakadosh ) que acabou de chegar a Israel. O Or HaChaim foi um convidado na casa de Rabi Abulafia por 9 dias. Rabi Abulafia Lhe pediu para permanecer em Tiveria,mas  Rabi Chaim ben Atar recusou-se, pelo fato que precisava voltar para sua comunidade.

Rabi Chaim Abulafia ZTZK”L deixou este mundo no dia 6 de Nissan de 1744, e foi enterrado no antigo cemitério de Tiveria.

Que os méritos do santo Rabi Chaim Abulafia ZTZK”L protejam todo Israel, AMÉN !!!

 

 

http://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2017/03/rabbi-chaim-abulafia.jpghttp://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2017/03/rabbi-chaim-abulafia-150x150.jpgDiogo Hara ClaroGRANDES SÁBIOSRELIGIÃOChaim Abulafia,Grandes Sábios,Hevron,Or Hachaim,Rabi,Sfat,Tiveria,Turquia,TzadikimChaim ben Yaakov Abulafia, o ''Primeiro' ZTZK''L, nasceu  em 1660 em na santa Cidade de Hebron era uma grande  autoridade rabínica do seu tempo. Ele era o avô de Rabi Chaim ben David Abulafia ZTZK''L (chamado o ''Segundo'') e neto de Rabi Itzchak Nissim ben Gamil ZTZK''L. Depois de servir como o Rabino chefe...Comunidade Judaica Paulistana