Entrada da tumba de Rachel, esposa do Rabi Akiba ZY"A, em Tiveria (Tiberíades).
Entrada da tumba de Rachel, esposa do Rabi Akiba ZY”A, em Tiveria (Tiberíades).

Estou certo de que todos vocês conhecem o Rabi Akiba ben Yossef ZY”A , sobre quem nossos sábios dizem que ele foi um dos maiores estudiosos de todos os tempos. Com a mente aguda, os Sages disseram que poderia “desarraigar montanhas”, e ele explicou cada uma das letras da Torá , até as pequenas coroas que adornam muitas das letras da Torá. Rabi Akiba- foi um dos quatro grandes sábios que tentaram entrar nos segredos mais profundos da Criação e do aprendizado, e ele era o único que saiu do corpo e da mente.

Mas você também sabe que toda a extraordinária bolsa de estudos deste mais famoso de todos os Tanaim foi devido ao amor sacrificado da Torá de sua esposa?

Você vê, Rabi Akiba não foi um dos afortunados que nasceram de riquezas, ou na casa de um erudito. Ele tinha que conseguir tudo da maneira mais difícil. Ele nasceu como filho de uma família muito pobre e se tornou um pastor ignorante, um dos muitos que cuidou dos milhares de bandos do rico ”Kalba Sabua” ( ”Cachorro saciado” em Aramaico, este era o apelido que Yoshua, um milionário que viveu em Jerusalém na época do cerco romano, cujos bens eram capazes de sustentar a cidade por vinte anos, daí o apelido, pois até os cachorros da cidade eram bem alimentados, mas todos suprimentos foram pilhados pelo ‘Sicarim’ – bando de zelotes milicianos que lutavam contra os romanos e mataram muitos judeus trancados na cidade), sobre a riqueza de quem o Talmud (Trat.Guitin 56a) conta muitas histórias. A filha desse homem fabuloso, era uma menina linda e temerosa. Os jovens mais ricos e mais sábios da época se considerariam afortunados de se casar com ela. Mas Rachel ,  única filha de Kalba Sabua, herdeira de suas riquezas, observou o pastor Akiba e uma voz interior lhe dizia que essa juventude ignorante fazia um grande estudioso. Com a condição de que ele deixasse o trabalho de seu pai para ir estudar a Torá, ela se casou com ele secretamente.

Quando Rachel recusou um jovem depois do outro, Kalba Sabua descobriu seu casamento secreto com seu pastor anterior. Ele estava muito irritado e ele prometeu que ele não teria nada a ver com ela ou seu marido. Felizmente, o único filho do homem mais rico daqueles dias deixou todos os luxos e confortos para os quais ela tinha sido usada, e foi morar com Akiba em uma cabana, dormindo em um feixe de palha e trabalhando duro com o dela, macio Mãos, para que seu marido pudesse dedicar-se ao estudo da Torá. Uma vez que ela não conseguiu encontrar trabalho, ela mesmo cortou seus lindos cabelos longos para vendê-lo, de modo que ela tivesse algum dinheiro com o qual comprar uma crosta seca de pão para ambos.

No entanto, mesmo em sua pobreza, eles estavam dispostos a compartilhar com os outros o pouco que possuíam. Uma vez que um pobre homem passou a cabana de Akiba e Rachel e implorou: “Ore, bom povo, deixe-me ter um punhado de palha. Minha esposa está doente e não tenho nada para dormir”. Ao mesmo tempo, Akiba compartilhou seu próprio pacote de palha com o pobre homem, observando assim a Rachel: “Veja, meu filho, há aqueles que são piores do que nós”. O pobre mendigo, dizem nossos sábios, não era senão o Profeta Elijah que tinha vindo testar o bom coração de Akiba.

Depois que Akiba dominou o conhecimento básico da Torá, sua esposa e ele concordaram que ele deveria ir à academia dos grandes estudiosos daqueles dias, encabeçados pelo rabino Eliezer , para dedicar doze anos a um estudo intensivo. Assim, os dois se separaram e, durante doze anos longos, Rachel se escravizou para se sustentar, enquanto seu marido se tornou um dos mais conhecidos de todos os homens que já viveram. No final de doze anos, Rabi Akiba voltou para a esposa, como prometeu. Quando ele veio antes do baralho velho e gasto, ele ouviu uma conversa entre sua esposa e um vizinho que estava zombando de Rachel por ter sido tolo o suficiente para esperar e escravizar seu marido que a deixara para estudar a Torá. “Você poderia viver em riquezas e luxos, se você não fosse tão tolo”, disse a mulher.

“Por minha parte, ele poderia ficar longe outros doze anos no Yeshivah para adquirir mais conhecimento”, foi a resposta de Rachel.

Cheio de orgulho e admiração por sua grande esposa Rabi Akiba se virou para fazer o que Rachel queria que ele fizesse.

Na conclusão dos vinte e quatro anos, Rabi Akiba tornou-se o mais famoso de todos os estudiosos vivos. De perto e de longe, a juventude de Israel estudou sob sua direção.

Acompanhado por vinte e quatro mil alunos, Rabi Akiba voltou para casa em uma viagem triunfante de cidade em cidade, recebida em todos os lugares pela mais alta nobreza. As massas, ricas e pobres, acabaram quando chegou aJerusalém .

Kalba Sabua também estava entre aqueles que tentaram se aproximar do mestre. De repente, Rabi Akiba viu seus discípulos tentando segurar uma mulher vestida com roupas esfarrapadas. De repente, ele abriu caminho entre a multidão para cumprimentar a mulher e levou-a para a cadeira ao lado dele. “Se não fosse por essa mulher, eu seria um pastor ignorante, incapaz de ler o Aleph Beth . Tudo o que eu sei, eu devo a ela”, declarou Rabi Akiba.

Tumba santa de Rachel esposa de Rabi Akiva, em Tiberíades, Galiléia.
Tumba santa de Rachel esposa de Rabi Akiva, em Tiberíades, Galiléia.

Toda a enorme multidão inclinou-se em respeito diante da mulher a quem Rabi Akiba devia sua grande bolsa de estudos. Kalba Sabua, também, descobriu de repente quem era seu genro. Publicamente, ele expressou seu arrependimento por ter tratado sua filha e seu marido tão mal. Agora, toda a sua riqueza seria dele.

Assim termina nossa história de Rachel A”H ZY”A, a esposa de Rabi Akiba, cujo heroísmo e abnegação nos deram o grande Rabi Akiba A”H ZY”A.

Que os méritos de Rachel e de seu esposo Rabi Akiba protejam todo Israel, AMÉN!!!

FONTE:www.chabad.org

http://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2017/06/rachel-akiva.jpghttp://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2017/06/rachel-akiva-150x150.jpgDiogo Hara ClaroMULHERES DO TANACHRELIGIÃOKalba Sabua,Mishná Talmud,Mulheres Bíblicas,Rabi Akiva,Rachel esposa do Rabi Akiva,Tanaim,TiberíadesEstou certo de que todos vocês conhecem o Rabi Akiba ben Yossef ZY'A , sobre quem nossos sábios dizem que ele foi um dos maiores estudiosos de todos os tempos. Com a mente aguda, os Sages disseram que poderia 'desarraigar montanhas', e ele explicou cada uma das letras da Torá ,...Comunidade Judaica Paulistana