No próximo domingo, dia 2 de outubro, é Rosh Hashaná, o Ano Novo judaico. Todos já estão fazendo seus votos de “Shaná Tová Umetuká” (Um ano bom e doce), comprando doces e lembranças, preparando as deliciosas refeições que serão feitas com toda a família, até com aquele primo mais distante que só vemos uma vez por ano…

Mas E DAÍ ?

Você pode estar se perguntando :

– Como assim, “e daí” ? Que audácia a sua falar desse jeito de Rosh Hashaná, uma das nossas mais importantes festas !

Na verdade, é ainda mais do que isso. Rosh Hashaná (junto com Yom Kippur) é A MAIS IMPORTANTE para a grande maioria dos judeus, que acabam indo à sinagoga e se conectando com suas raízes apenas nessa data.

É claro que eu não vou dizer aqui que isso é errado! Não sou louco de desdenhar dessa tão importante data no calendário judaico.

Mas o que eu tenho que dizer é que Rosh Hashaná não é só isso ! Não é apenas uma celebração do nosso ano novo. Na verdade, ao contrário, essa comemoração deve ser até um pouco comedida, contida. Porque, na verdade, Rosh Hashaná é o YOM HADIN ! O Dia do Julgamento !

É nesse dia que todos somos julgados, que nossas ações durante o ano que termina são colocadas na balança e que Hashem, D-us, decide se irá nos inscrever no Livro da Vida ou não. È nesse dia que é decidida como será nossa parnassá (renda) para o ano, nossa saúde, enfim, nesse dia é decidido como será o nosso próximo ano. Por isso, uma das frases mais ouvidas (além do Shaná Tová) é “Ktivá Vechatimá Tová” ou seja, Que Você seja Inscrito e Selado para o Bem.

Percebe-se, assim, porque nos dedicamos tanto às orações nesse dia, fazendo rezas bem mais longas, mais compenetradas. Porque deve ser um dia de concentração, contemplação e, principalmente, de boas decisões. É um bom costume judaico assumir para si uma nova mitsvá, um novo bom comportamento que você ainda não faz, para fazer nesse novo ano. É daí que vem o conceito de “Resoluções de Ano Novo”.

Mas não estamos falando aqui de “começar o regime” ou “estudar inglês”. As resoluções aqui devem ser judaicas, como é a nossa prática ! Assim, se você (homem) ainda não coloca tefilin todo dia, tome a decisão de colocar. Ou você (mulher) ainda não acende as velas de shabat, passe a acender. E, assim por diante. Essa é a nossa atitude no nosso novo ano !

E, claro, não esqueçam da mitsvá essencial de Rosh Hashaná : ESCUTAR O SHOFAR !

Essa é a mitsvá do dia ! Vá à sua sinagoga. Se não puder, procure que sempre existem jovens que vão à domicílio para tocar para aqueles que estão impossibilitados. Mas não deixe de cumprir essa sim, que é sua mitsvá nesse dia !

Aí sim, você terá feito de seu Rosh Hashaná “comum”, num Rosh Hashaná especial ! E que, pelo mérito de todas essas novas mitsvót, todos possamos ser inscritos para um Ano Novo Bom e Doce !

Shaná Tová !

—————————————————————————————————————
Nessa coluna tentarei divulgar mitsvót, halachot e suas explicações e ajudar cada judeu a cumprir mais uma mitsvá. Mandem sugestões de temas, perguntas e críticas. Ajudem a fazer uma coluna bacana para todos !

Abraços e até a próxima,
Roberto (Beto) Leon

http://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2016/09/n-tremendous-funny-shana-tova-ecards--1024x683.jpghttp://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2016/09/n-tremendous-funny-shana-tova-ecards--150x150.jpgRoberto LeonMITSVOT/HALACHOTRELIGIÃONo próximo domingo, dia 2 de outubro, é Rosh Hashaná, o Ano Novo judaico. Todos já estão fazendo seus votos de “Shaná Tová Umetuká” (Um ano bom e doce), comprando doces e lembranças, preparando as deliciosas refeições que serão feitas com toda a família, até com aquele primo mais...Comunidade Judaica Paulistana