PORTAL - SPOCK - 7 (2)

 

Leonard Nimoy, o lendário Spock, de “Jornada nas Estrelas”, morreu em 27/3/2015, aos 83 anos. O ator, que ficou famoso pela série e pelos filmes de ficção científica, estava em sua casa em Los Angeles. De acordo com a viúva Susan Bay SpockNimoy, o ator sofria de doença pulmonar obstrutiva crônica.

Nascido em Boston em 26 de março de 1931, Leonard Simon Nimoy foi o segundo filho de Max e Dora Nimoy, imigrantes ucranianos e judeus ortodoxos. Seu pai era barbeiro. Quando fez 8 anos, Leonard atuou em produções locais, conquistando papéis numa escola da comunidade judaica local.

Além de suas atividades artísticas — poesia, fotografia e música, foi como Sr. Spock que Nimoy virou praticamente um herói do folclore, dando vida a um dos personagens mais inesquecíveis da segunda metade do último século: um embaixador vulcano cerebral e imperturbável, com suas orelhas pontudas e a célebre saudação, seguida do sinal com os dedos: “Vida longa e próspera”.

PORTAL - SPOCK - 91A saudação vulcana é uma referência dele a uma posição de mão sagrada usada pelos judeus. Nimoy lembra, “Como um judeu da Boston católica, eu entendia o que era se sentir alienado, fora das crenças religiosas predominantes. Houve inúmeros valores em ‘Star Trek’ com os quais me senti confortável como Judeu”.

A trajetória de Leonard Nimoy

 “Star Trek”, que estreou na rede NBC em 8 de setembro de 1966, fez de Nimoy um astro. Gene Roddenberry, o criador da franquia, o chamou de “a consciência de ‘Star Trek'” — um programa ora sério, ora exagerado que empregava o futuro distante para abordar questões sociais dos anos 1960.

PORTAL - SPOCK - 8Recebeu uma indicação ao Emmy por “Golda” (1982), em que viveu o marido de Golda Meir, a primeira-ministra de Israel, encarnada por Ingrid Bergman. Foi a sua quarta indicação ao Emmy — as outras três foram pelo seu trabalho em “Star Trek” —, mas ele nunca chegou a vencer o prêmio.

Em entrevista com uma jornalista:

O senhor tem muito orgulho de sua origem judaica. Mas, recentemente, teve problemas com religiosos ortodoxos por causa do seu livro de fotografias, Shekhina, em que modelos femininas aparecem vestidas em objetos rituais tradicionalmente masculinos, como o PORTAL - SPOCK - 1PORTAL - SPOCK - 92xale de orações. O senhor acha que foi mal interpretado?

Não. Acho que as pessoas que se sentiram incomodadas com o livro entenderam o que eu fiz. Elas só não querem que eu o faça. A razão, acho, é mais cultural do que religiosa: os ortodoxos têm dificuldade em aceitar essa ideia do aspecto feminino da divindade, que é o que significa a palavra shekhina. A cultura judaica é predominantemente masculina. Todos os ritos religiosos são desempenhados por homens. Às mulheres, cabe apenas assistir às cerimônias. Além disso, elas devem ser mantidas separadas. Meu livro eleva as mulheres à mais alta esfera do judaísmo, e isso perturba alguns homens¹.

Mas algumas sinagogas mais liberais começaram a me convidar para palestras, e já fiz umas dezoito delas em várias cidades.

Fatos e fofocas

Portal-tira humor

PORTAL - SPOCK - 3As “orelhas pontudas” usadas por Nimoy enquanto interpretava Spock eram uma forma de próteses faciais, em sua maior parte compostas por espuma sintética. de baixa densidade que podiam ser facilmente usadas. Entretanto, o processo de descolar as orelhas era doloroso para Nimoy, significando que ele deveria chegar uma hora e meia antes das filmagens, e ficar meia hora depois, para aplicar e descolar as orelhas. A dor e a incômodo eram tão grandes que quando o produtor Robert H. Justman sugeriu de brincadeira uma cirurgia plástica, Nimoy momentaneamente a considerou.

Morte em “The Wrath of Khan”

PORTAL - SPOCK - 2Nimoy não tinha a intenção de se juntar ao elenco de ”Star Trek II: The Wrath of Khan” (“Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan”), mas foi atraído de volta com a promessa que seu personagem iria receber uma cena de morte dramática (assista ao vídeo ao final da publicação). Em um rascunho inicial do roteiro, Spock morria no primeiro ato de uma morte chocante. Os detalhes do roteiro acabaram vazando para o público, e a resposta dos fãs foi extremamente negativa. Um fã pagou por anúncios em jornais insistindo para a Paramount  abandonar o plano. Alguns fãs foram tão longe ao ponto de enviar ameaças de morte à Nimoy e sua família.

Casamentos

 O casamento de Nimoy com a atriz Sandi Zober acabou em divórcio. Durou de 1954 a 1987. Em 1988 casou com Suzan Bay com que viveu até sua morte. Ele deixa dois filhos, Adam e Julie Nimoy; um enteado, Aaron Bay Schuck; seis netos; um bisneto; e um irmão mais velho, Melvin.

PORTAL - SPOCK - 6Homenagem

 A pequena ilha de Tuvalu, na Polinésia está emitindo duas moedas comemorativas em honra do legado da série original dos anos 60.

Uma delas possui o rosto radiante de William Shatner na PORTAL - SPOCK - 4figura do Capitão Kirk e a outra é estampada pela famosa nave U.S.S. Enterprise. Ambas são imagens coloridas e incluem outras referências de “Star Trek”, como o logo da Federação dos Planetas Unidos.

As moedas estão sendo produzidas para circulação, ou seja, elas realmente têm valor legal. Não é coisa de colecionador. A questão é se alguém realmente vai usá-las, já que cada uma delas tem a face de um dólar, mas custa no mercado em torno de US$79. Para uma parte da multidão de “trekkers” no mundo inteiro, o preço talvez não seja um empecilho.

¹Veja a história de Hanna Ruchel que se rebelou há quase 200 anos contra isso, na minha publicação anterior nesse site, “A Donzela de Ludmir” (Histórias do Holocausto).

Trailer de 6 minutos da “morte” de Spock em “Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan”. Episódio que deixou seus fãs decepcionados e furiosos. Foi preciso “ressuscitá-lo” em filme posterior.

 

http://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2016/08/PORTAL-SPOCK-7-2.jpghttp://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2016/08/PORTAL-SPOCK-7-2-150x150.jpgMoisés SpiguelENTRETENIMENTOJUDEUS NO CINEMAJornada nas Estrelas,Leonard Nimoy,Spock  Leonard Nimoy, o lendário Spock, de 'Jornada nas Estrelas', morreu em 27/3/2015, aos 83 anos. O ator, que ficou famoso pela série e pelos filmes de ficção científica, estava em sua casa em Los Angeles. De acordo com a viúva Susan Bay Nimoy, o ator sofria de doença pulmonar...Comunidade Judaica Paulistana