A próxima festa judaica é Yom Kipur. Considerado o dia do “perdão”. Uma das festas mais importantes no calendário judaico. Será apenas arrependimento? Jejuamos 25 horas para que? Estas são as perguntas que devemos fazer…Aproveitamos também para fecharmos os três pilares da Logoterapia.

Até agora se repararmos tudo foi dividido em três.  Três são os pilares da Logoterapia: 1 – Liberdade de Vontade, 2 – Vontade de Sentido e  3- Sentido da vida . Por sua vez, há três maneiras de encontrar sentido na vida, que são divididos em valores: 1 – Valores criativos , 2 – Valores vivenciais e 3 – Valores de atitude.

shofarNos valores de atitude, o homem pode dar de frente o que Frankl caracterizou como a “Tríade Trágica”. Não podemos fugir deles.Certamente em algum momento da vida vão aparecer. Estes são: 1 – Dor , 2 – Culpa e 3 – Morte. Porém o homem, somente o homem pode tomar a decisão de transformar a dor em ação, o sentim
ento de culpa em crescimento próprio e a morte como estímulo para ações responsáveis. Afinal imagine se fossemos imortais, deixaríamos tudo para depois ou amanhã, e as palavras do Sábio Hilel não fariam sentido: ” Se não agora, quando?”.

Por observação própria , se somarmos , por coincidência ou não, totalizamos 9(nove). E nove é o número da verdade.

Yom Kipur mais que nos outros dias, é o momento para  perdoar o próximo, se arrepender, consertar as falhas e aproximar do Criador. Crescer como humanos, sempre para melhor e melhor, com gratidão, sabedoria, fé e alegria, na abertura do toque do Shofar.

http://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2016/10/20062012maosFotoMarcosSantos013-1-1024x682.jpghttp://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2016/10/20062012maosFotoMarcosSantos013-1-150x150.jpgLeonardo SlomovicJUDEUS NA LOGOTERAPIAlogoterapiaA próxima festa judaica é Yom Kipur. Considerado o dia do 'perdão'. Uma das festas mais importantes no calendário judaico. Será apenas arrependimento? Jejuamos 25 horas para que? Estas são as perguntas que devemos fazer...Aproveitamos também para fecharmos os três pilares da Logoterapia. Até agora se repararmos tudo foi dividido em...Comunidade Judaica Paulistana