Entramos num mês muito especial, TAMUZ!

No 1º dia deste mês, relembramos o passamento de um Tzadik muito famoso de nossa História como Povo, Yossef HaTzadik, (José, o Justo), vamos hoje para Síria e depois Egito nos passos do Grande Tzadik que de escravo virou vice-rei do maior Império da época e transformou  sua pequena família de pastores num povo numeroso.

Nosso Yossef Ha Tzadik nasceu em Aram Naharayim, próximo a Halab ( Alepo) na Síria, no primeiro dia de Rosh Hashaná de 1561 AEC. E faleceu no Egito,no 1º dia de Tamuz do ano 1451 AEC.

Yossef era um dos 12 filhos de Yaacov Avinu (Patriarca Jacob) e Rachel Imeinu, (Matriarca Raquel).

A História dele na Torá é bem conhecida pela maioria das pessoas, mas o lado místico, não, dái hoje resolvi passar umas citações interessantes sobre nosso querido Yossef HaTzadik:

” Yaakov Avinu tomou a primogenitura  de Reuven e deu a Yossef. Foi adequado  vir de Rachel o primogênito que lideraria a família’. Conforme consta no Talmud em Bava Batra 86: 6, 123a.

” O Ruach HaKodesh (inspiração divina) repousava sobre Yossef desde a sua juventude até os seus últimos dias, guiando-o em todos os assuntos de sabedoria”.( Pirkei d’Rabi Eliezer 39) .

” Quando Yossef saiu da prisão para governar o Egito, as filhas dos reis O espreitavam por fora das treliças e atiravam-lhe jóias e anéis para que ele pudesse olhar para elas -, mas ele não se importava com isso.”( Bereshit Rabá 98:18).

Todos os dias ele viu filhas de reis – às vezes adornadas, às vezes perfumadas, às vezes sem roupa – mas ele não se permitiu ser tentado”. ( Yalkut Shimoni , Vayeshev 145).

Depois de ser vendido por seus irmãos, ele acabou no Egito. Ele trabalhou na casa de Potifar. A esposa de Potifar tentou todos os dias  seduzi-lo, mas ele se recusou novamente e novamente se render a ela, conforme consta na Torá na  Parashá Vayshêv.
O Zohar ( Zohar I, p 194b) afirma: “Rabi Shimon diz, antes da ocorrência desse teste [para] Yossef, ele foi não  chamado ”Tzadik”. Mas como ele manteve a castidade sem danificar o pacto da fundação (Yesod), ele foi chamado um Tzadik “.

Alma de Yossef HaTzadik

O famoso Sábio medieval  Rabi Moshe Chaim Luzzato ZTK”L, conhecido como RAMCHAL, nascido em 1707 em Pádoa, Itália e falecido em 16 de maio de 1746 (26 de Yiar de 5506) em Acco, Israel nos diz  baseado no ARIZAL que:

” Quando Yossef foi libertado da prisão, ele recebeu uma parte da alma de Chanoch ben Yered , um alto alma do nível de Neshamá de ”Atzilut” . Este nível de alma antes fora incluído em Adam, mas não foi impurificada pelo seu pecado, sendo passada para Chanoch e depois  para Yossef. Este alto nível de alma deu á Yossef a beleza física de Adam. Naquela mesma noite ( véspera de Rosh Hashaná, quando ele saiu da prisão) o Anjo Gavriel apareceu a Yossef HaTzadik e ensinou-lhe 70 idiomas.” ( Sefer Shaar HaGuilgulim , ”Hakdamá’ 31) .

A alma de Yossef HaTzadik retornou posteriormente ao mundo como um dos ”Assará Haruguei Malchut” (Dez Mártires), que sofreram martírio sob ordem do Imperador romano Adriano após a destruição do Segundo Templo, Rabi Yishmael Kohen Gadol era a reencarnação de Yossef HaTzadik, de acordo com o ARIZAL (Rabi Yitzchak Luria).

Yossef Hatzadik foi sepultado na cidade de Shechém, em Shomron ( Samaria), na foto do artigo mostro sua Tumba santa, marcando o centro da Terra de Israel como posse legítima do Povo Judeu.

Que o mérito de Yossef HaTzadik proteja á todos nós, Amém.

 

 

http://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2016/07/3-1.jpghttp://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2016/07/3-1-150x150.jpgDiogo Hara ClaroGRANDES SÁBIOSARIZAL,Gavriel,José,Patriarca,Rachel,Shechem,Tamuz,Tzadik,Yaakov,YossefEntramos num mês muito especial, TAMUZ! No 1º dia deste mês, relembramos o passamento de um Tzadik muito famoso de nossa História como Povo, Yossef HaTzadik, (José, o Justo), vamos hoje para Síria e depois Egito nos passos do Grande Tzadik que de escravo virou vice-rei do maior Império da época...Comunidade Judaica Paulistana