Portal - Iachnerai - Babi Yar 3b

Um dos maiores massacres de massa da história

Poucos dias após a captura pelas tropas nazistas de cidades ucranianas como Lutsk, Zhitomir, Ludmir, Kovel e Berdichev no verão de 1941, em sua marcha para Moscou na 2ª Guerra Mundial, 33.771 civis ucranianos judeus foram levados a Babi Yar e assassinados coletivamente, num dos maiores massacres de massa da história.

Portal - Iachnerai - Babi Yar 5aBabi Yar é uma ravina existente em Kiev, capital da Ucrânia, que ficou conhecida na história como local de um dos maiores massacres de judeus e de outros moradores da então União Soviética pelos nazistas, durante a II Guerra Mundial.

Quando o exército alemão varreu o leste através da Ucrânia nele incluiu Einsatzgruppen alemães (grupos de extermínio) com 500 a 1.000 homens. Verdadeiros esquadrões da morte móveis com ordens de proceder “A Solução Final” de matar todos os judeus.

A Ucrânia tinha sido o principal território onde os judeus se estabeleceram dentro do império russo e no século XIX tinha provavelmente a maior população de judeus do que qualquer outro país do mundo.  Em 1939 a população de judeus da Ucrânia era de 1,5 milhão (1.532.776) ou 3% da população total da Ucrânia.

Convocação dos judeus de Kiev pelos nazistas.

Em 28 de setembro, um aviso foi afixado pelos postes e muros de Kiev, dirigido aos judeus:

Portal - Iachnerai - Babi Yar 2”Ordena-se a todos os judeus residentes de Kiev e suas vizinhanças que compareçam à esquina das ruas Melnyk e Dokterivsky, as 8 da manhã de segunda-feira, 29 de setembro de 1941 portando documentos, dinheiro, roupas de baixo, etc. Aqueles que não comparecerem serão fuzilados. Aqueles que entrarem nas casas evacuadas por judeus e roubarem pertences destas casas serão fuzilados”.

Os judeus levados à ravina esperavam ser embarcados em trens. A multidão de homens, mulheres e crianças era grande o bastante para que ninguém tomasse conhecimento do que estava para acontecer a não ser tarde demais.

Ao escutarem o barulho das metralhadoras logo à frente, não tinham mais como escapar.

Portal - Iachnerai - Babi Yar 7Nos meses que seguiram, milhares de outros judeus e não-judeus russos foram capturados, trazidos à ravina e fuzilados. Um total de 600.000 judeus ucranianos pereceram. A maioria destas execuções foram realizadas pelo oficial Paul Blobel da SS Standartfuehrer 4A, Einsatzgruppe C.

O primeiro massacre foi realizado a cargo da unidade C do Einsatzgruppen, apoiados por membros de Portal - Iachnerai - Babi Yar 6aum batalhão das Waffen-SS.

Portal - Iachnerai - Babi Yar 9Unidades da polícia ucraniana também foram usadas para agrupar e conduzir os judeus até o local de fuzilamento,

Blobel comandou a matança de judeus ucranianos de Kiev em Babi Yar em 29 e 30 de Setembro de 1941.

A unidade de Blobel matou 33.771 judeus em menos de dois dias. Nem Auschwitz ou nenhum outro campo de concentração teve algo comparável a Babi Yar, que comemorou seu 50º aniversario em 1991 pelo governo de Ucrânia, o qual construiu também monumentos para as vítimas de Babi Yar.

Blobel foi julgado pelo Tribunal de Nuremberg, condenado à morte e Monumento babi yarenforcado em 8 de Junho de 1951 na prisão de Landsberg na Bavária, Alemanha.

Mas Babi Yar não será esquecido por gerações.

Sobre Babi Yar, o escritor e sobrevivente do Holocausto Elie Wiesel escreveu:

“As testemunhas oculares disseram que por meses após as mortes o solo de Babi Yar continuava a esguichar gêiseres de sangue”.

https://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2016/09/Portal-Iachnerai-Babi-Yar-3b.jpghttps://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2016/09/Portal-Iachnerai-Babi-Yar-3b-150x150.jpgMoisés SpiguelHISTÓRIAS DO HOLOCAUSTOBabi Yar,Holocausto,Judeus,Nazistas,UcrâniaUm dos maiores massacres de massa da história Poucos dias após a captura pelas tropas nazistas de cidades ucranianas como Lutsk, Zhitomir, Ludmir, Kovel e Berdichev no verão de 1941, em sua marcha para Moscou na 2ª Guerra Mundial, 33.771 civis ucranianos judeus foram levados a Babi Yar e assassinados coletivamente, num...Comunidade Judaica Paulistana