kf67ao1v (1) Não é muito comum encontrar o nome de uma mulher mencionada no Talmud . Berúria A”H foi uma dessas exceções, uma grande mulher judia cuja sabedoria, piedade e aprendizado nos inspiram até hoje.

Berúria viveu cerca de cem anos após a destruição do Segundo Beth Hamikdash , que ocorreu no ano 70 EC. Ela era a filha do grande Rabi Chananiah ben Teradion ZY”A A”H, que era um dos Dez Mártires que os romanos mataram por difundir os ensinamentos da Torá entre o povo judeu.

Quando os romanos pegaram Rabi Chananiah com um pergaminho da Torá,  torturaram ele por dias e depois queimaram-no, na frente de todos em praça pública em Tveria, de seus alunos, sua esposa e uma filha. Os soldados romanos enrolaram o rolo sobre seu corpo e colocaram esponjas molhadas ao redor dele para que ele não deveria queimar muito rápido, mas que sua morte deveria ser longa e dolorosa. Mas Rabi Chananiah permaneceu firme e firme até o fim. Seu carrasco romano ficou tão tocado pela Santidade, coragem e fé deste grande Tzadik, que ele removeu as esponjas para aliviar o sofrimento de sua vítima, na hora professou sua crença em D’us e pulou nas chamas para queimar e morrer com o Santo.

Beruriah não era apenas a filha de um grande homem, mas era também a esposa de um igualmente grande Sábio, o santo Rabi Meir Baal Hanes  ZY”A A”H, ( leia sobre ele clicando aqui ), um dos mais importantes mestres da Mishná .

O Talmud nos conta muitas histórias sobre Berúria. Ela estudou trezentos assuntos relacionados à Halachá (lei judaica) todos os dias, o que seria um feito surpreendente para qualquer estudioso. Assim, os Sábios freqüentemente perguntavam suas opiniões sobre questões de direito, especialmente aquelas que se aplicavam às mulheres. Por exemplo, os Sábios tinham opiniões diferentes sobre a lei da pureza e pediram Beruriah para sua opinião. O Rabi Yehuda HaNassi ZY”A A”H se inclinou para ela e reconheceu sua autoridade!

Houve outro caso em que havia uma disputa entre Beruriah e irmão do Rabi Yehuda, Rabi Shimeon ben Teradion ZY”A A”H. Uma das maiores autoridades foi convidada a julgar o caso e ele disse: “A filha de Rabi Chanania, Berúria, é um estudiosa maior do que seu filho”.

Berúria era muito versada nas Sagradas Escrituras e podia citar com facilidade, mas NUNCA  se levantou para se proclamar ”Rabina”, pelo contrário: ela era extremamente recatada e somente ensinava Torá as mulheres. Para ilustrar como era seu personagem, nos contaram as seguintes histórias no Talmud:

Berúria tinha uma irmã que foi raptada pelos romanos e levada para a cidade de Antioquia onde eles queriam forçá-la a viver uma vida de vergonha (prostituição). Beruriah exortou seu marido Rabi Meir a tomar o grande risco de ir a Antioquia e salvar a irmã dela. Não só o Rabino Meir conseguiu libertá-la, mas também fez uma investigação e conseguiu obter testemunhas, provando que sua cunhada permanecia pura, o que era muito importante para seu futuro!!! Esta investigação tornou necessário que todos fugissem da Terra Santa. Berúria fugiu com seu marido para Babilônia para compartilhar seu exílio com ele lá.

Outra vez, Rabi Meir ficou muito perturbado com as ruidosas e embriagadas festas de seus vizinhos. Seu comportamento terrível era tal que eles constantemente interferiram com seu estudo da Torá. Em sua raiva, Rabi Meir uma vez orou para que D’us o livrasse dessas perversas pragas. Ouvindo-o, Berúria lhe disse gentilmente: “O salmista diz:” Que os pecados desapareçam da terra “. Você vê, a palavra é o pecado, não os pecadores. Cada um deve orar para que o mal desapareça, então não haverá malfeitores. “

A história mais tocante e mais famosa sobre a piedade, sabedoria e coragem de Beruriah descreve a morte de seus dois filhos amados. Um sábado enquanto Rabi Meir estava no Beth Hamidrash ( casa de estudos), uma doença repentina atingiu seus filhos e eles passaram antes que qualquer coisa pudesse ser feita por eles.

Beruriah os cobriu no quarto e não disse uma palavra a ninguém. Depois de cair a noite, Rabi Meir voltou da Casa da Aprendizagem e perguntou pelos seus filhos. Casualmente, Beruriah comentou que haviam saído. Ela calmamente preparou o Havdalá , a taça de vinho, a luz e as especiarias. Ela também o distraiu enquanto preparava e servia a Melaveh Malkah , a refeição noturna pós-Shabat. Então, depois que Rabi Meir terminou de comer, Beruriah pediu-lhe uma resposta para o seguinte problema:

“Diga-me, meu marido, o que devo fazer? Há algum tempo, algo me restava para guardar, agora o proprietário voltou para reclamá-lo. Devo devolvê-lo?”

– É uma pergunta muito estranha, como você pode duvidar do direito do dono de reivindicar o que lhe pertence? Rabi Meir exclamou em espanto.

“Bem, eu não queria devolvê-lo sem deixar você saber disso”, respondeu Beruriah.

Ela então conduziu seu marido para o quarto onde seus dois filhos estavam em seu sono eterno. Ela tirou os cobertores dos seus corpos imóveis. Rabi Meir, vendo seus filhos amados, e percebendo que eles haviam passado, estourou em amargo choro.

Meu querido marido – lembrou Beruriah, gentilmente. “Você mesmo não disse há um momento que o dono tem o direito de reivindicar sua propriedade?” “Eu dei e tirei, bendito seja o nome de D’us”.

A Santa piedosa Beruriah ZY”A A”H repousa hoje próxima ao seu marido, Rabi Meir ZY”A A’H em Tiveria, onde podemos pelos seus méritos, as graças do Céu!

Que os méritos da Santa Berúria A”H protejam ao Povo de Israel, AMÉN!!!

Fonte: Nissan Mindel, www.chabad.org

https://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2017/05/kf67ao1v-1.jpghttps://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2017/05/kf67ao1v-1-150x150.jpgDiogo Hara ClaroMULHERES DO TANACHRELIGIÃOBeruriah,Bruriah,Mishná,Mulheres Bíblicas,Mulheres do Tanach,Rabi Meir Baal Hanes,TALMUD,Tveria Não é muito comum encontrar o nome de uma mulher mencionada no Talmud . Berúria A'H foi uma dessas exceções, uma grande mulher judia cuja sabedoria, piedade e aprendizado nos inspiram até hoje. Berúria viveu cerca de cem anos após a destruição do Segundo Beth Hamikdash , que ocorreu no...Comunidade Judaica Paulistana