kube-soup3_c-435x260
GOLDENE YOIR – (caldo de galinha tradicional judaico)
Geralmente tomado na véspera do Shabat. O seu nome deve-se ao fato de ser um caldo amarelado apresentando glóbulos de gordura de galinha, que flutuam na superfície. Hoje essa gordura é retirada pelos cuidados que temos que ter hoje em dia com nossa saúde. Usado pelos judeus Ashkenazim que além de ser um alimento delicioso, era considerado bom para gripes, resfriados e indisposições gerais. Tradicionalmente o caldo era feito com galinha gorda, que depois de cozida era aproveitada para outros pratos, deixando seu sabor no caldo em que era cozida. Pode-se utilizar também a carcaça da galinha e suas partes magras.

INGREDIENTES

  • 1 galinha gorda pesando 2,5kg ou 500g de partes magras de galinha
  • 1 cebola grande cortada em 4 pedaços
  • 2 cenouras cortadas em rodelas
  • 1 alho-porro
  • 1 nabo cortado em 4 pedaços
  • 2 talos de aipo
  • 2 talos de salsa
  • sal e pimenta-branca recém-moída

MODO DE PREPARO
Colocar a galinha com 2 litros de água. Deixar ferver, retirando a espuma que se forma na superfície. Em seguida, acrescente os vegetais, o sal e a pimenta-branca. Cubra a panela e cozinhe cerca de 2 ½ em fogo brando. Depois de pronta, uma maneira de desengordurar a sopa seria retirar os vegetais para outro recipiente e o caldo depois de frio para a geladeira. No dia seguinte, a gordura vai estar na parte de cima, então se retira esta, acrescentando os vegetais reservados. Deve-se servir bem quente.

https://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2017/03/kube-soup3_c-435x260.jpghttps://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2017/03/kube-soup3_c-435x260-150x150.jpgEliana RosebaumRECEITASGOLDENE YOIR – (caldo de galinha tradicional judaico) Geralmente tomado na véspera do Shabat. O seu nome deve-se ao fato de ser um caldo amarelado apresentando glóbulos de gordura de galinha, que flutuam na superfície. Hoje essa gordura é retirada pelos cuidados que temos que ter hoje em dia com...Comunidade Judaica Paulistana