O Cristal de Murano é conhecido por sua enorme variedade de formas e cores, porem você já se perguntou qual é sua historia ou que técnicas usam os mestres vidreiros para conseguir esses resultados espetaculares?

atelier

Normalmente os artesãos de cristal de murano, usam a técnica do vidro soprado, que necessita altas temperaturas para converter a pasta vítrea em estado liquido.

Durante o processo de resfriamento, o vidro fica suficientemente maleável para que o vidreiro possa dar a forma que deseja.

Vidrio_murano_artesano

Normalmente a bolha de vidro se sopra através de um tubo e a forma fica por conta das pinças de ferro.

Murano se converteu na ilha do vidro no século XIII, quando devido ao alto risco de incêndios (já que a maioria de edifícios da época se construíam  sobre estruturas de madeira) todos os cristaleiros de Veneza foram obrigados a se mudar para a pequena ilha da laguna.

Ate o século XVII, Murano foi o maior produtor de vidro na Europa.

Suas técnicas eram tão bem guardadas que os mestres vidreiros eram proibidos de sair da ilha sem uma permissão especialdas autoridades venezianas.

Mesmo assim esse conhecimento foi passado a outros países, lenado o conhecimento com eles

Hoje em dia continua sendo um laboratório artesanal para os artistas do cristal.

Criam peças originais e únicas mas também produtos para comercializar de modo mais massivo em nome de marcas de renome internacional.

Muitos ateliers estão abertos aos turistas e alguns organizam visitas guiadas na qual se pode ver a confecção das peças e logo te levam a lojinha onde você poderá comprar um souvenir para relembrar a visita e a viagem.

Com cristal de Murano se fazem lâmpadas, jarrões, esculturas, vasos , joias…

Sparse room
Sparse room

Entre as técnicas de criação de vidro e cristal que floreceram nesta ilha , a mais conhecida é o millefiore, ou mil flores, que consiste em decorar as peças com  ¨canos¨e cobrir com uma fina camada de cristal.

millefiori

Os canos são diferentes seções de barrinhas de cristal que se fundem e sopram juntas dando formas geométricas ou florais.

Em Murano, poderá contemplar os séculos de tradição de sopro do vidro, assim como a beleza de seus resultados.

flores

https://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2017/05/Vidrio_murano_artesano.jpghttps://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2017/05/Vidrio_murano_artesano-150x150.jpgAlicia StiubiARTE E ARQUITETURAOBRAS DE ARTESem categoriaarte em vidro,millefiore,MuranoO Cristal de Murano é conhecido por sua enorme variedade de formas e cores, porem você já se perguntou qual é sua historia ou que técnicas usam os mestres vidreiros para conseguir esses resultados espetaculares? Normalmente os artesãos de cristal de murano, usam a técnica do vidro soprado, que necessita...Comunidade Judaica Paulistana