Hoje é 15 de Sivan, dia da elevação da alma do Santo Patriarca YEHUDÁ BEN YAACOV AVINU A”H, Patriarca do ramo de ”Yehudá” ou Judá, cujos descendentes, somos nós, em grande parte atualmente. Vamos passar um pouco sobre o Patriarca.

Yehudá filho de Yaacov Avinu A”H com Leah a Matriarca A”H, nasceu em Aram Naharaim, leste da Síria.

Ele nasceu no décimo quinto dia de Nissan, dia de Pessach, e ele morreu aos 119 anos ( Yalkut Shimoni , Shemot 162).

“Yehuda, seus irmãos o reconhecerão’ (Gênesis 49: 8). Todos os seus irmãos serão chamados pelo seu nome, os judeus” ( Bereshit Rabá 98: 6).

Yehuda não teve vergonha de confessar seu erro no episódio de Tamar. Qual foi a recompensa dele? Ele herdou a vida no Mundo Vindouro (Trat. Sotah 7b).

Quem causou Reuven confessar no episódio de Bil’ha? Yehuda que deu um exemplo (ibid.).

Qualquer um que abençoe Yehudá por convencer os irmãos a venderem Yossef à escravidão em vez de matá-lo é um blasfemador. Disto está escrito:‘ Aquele que abençoa os blasfemos, renuncia D’us’ (Salmos 10: 3). O buscador de lucros é Yehudah, que disse: “Que ganho haverá se matarmos nosso irmão?” (Gênesis 37:26) (Trat. Sanedrin 6b).

Porque Yehudá impôs uma proibição sobre si mesmo dizendo: “Se eu não lhe trouxer Benjamin, então eu pecarei contra você por todos os tempos” (Gênesis 43: 9), ao longo dos anos que Israel estava no deserto, Os ossos de Yehudá rolaram em seu caixão até que Moshe veio e orou por misericórdia, com efeito, absolvendo-o da proibição, após o que os membros reassemblaram. Mas ele não foi admitido na Yeshivá Celestial até Moshe orar: “Traga-o para o seu povo” (Deuteronômio 33: 7). Uma vez na Yeshivá celestial, Yehudah não sabia como discutir Halachá com os Sábios até Moshe orar, “Suas mãos devem disputar por ele” (ibid.). Ainda assim, as decisões de Halachá (lei) de Yehudá não eram legalmente corretas, então Moshe mais uma vez orou: “Você terá uma ajuda contra seus adversários” (ibid.) (Sotah 7b).

Tumba de Yehudá Ben Yaakov Avinu, cidade de Biniamin, próximo de Jerusalém
Tumba de Yehudá Ben Yaakov Avinu, cidade de Biniamin, próximo de Jerusalém

Yehudah foi enterrado na cidade de Binyamin, em frente a Beth Lechem,
( Sefer HaYashar , final de Yehoshua).

“Rei e Guerreiro”

Em três ocasiões, Yehudá falou antes de seus irmãos, e eles o fizeram rei sobre si ( Bereshit Raba, 84:17).

Yehudah mereceu o governo sobre Israel (Trat.Sotá 37a).

Por que Yehudah mereceu realeza? Porque ele confessou no episódio de Tamar ou, de acordo com outra opinião, porque ele salvou seu irmão Yossef da morte, como está escrito: “Que ganho haverá se matarmos nosso irmão?” ( Tosefta Berachot 4:16).

Por que o Santo – Bendito Seja Ele, achou oportuno dar o reino a Yehudah de todos os irmãos? As letras de Seu Santo Nome estão inscritas no nome de Yehudah, e o Santo – Bendito Seja Ele, honra seu nome. A carta falada de Yehudah, que não está em Seu Nome, representa o Rei David A”H, que se ligou a Seu Nome mais do que todas as pessoas do mundo. Assim está escrito: Eles buscarão a Hashem, seu Deus e Davi, seu rei (Hoshea 3: 5) ( Zohar 1: 89b).

Yaakov ensinou seus filhos a não buscarem glórias e posições altas. Ao cumprir os ensinamentos de seu pai, Yehudah mereceu o reinado (ibid., 2: 258b).

Reuven governou Israel no Egito. Quando Reuven morreu, o governo foi dado a Shimon, quando Shimon morreu, foi dado a Levi. Quando Levi morreu, eles procuraram dar autoridade a Yehudah, mas uma Voz Celestial tocou e disse: “Deixem que ele seja noutro momento”. Então, nos dias dos juízes,
Hashem disse: “Yehudah subirá” (Juízes 1: 2) ( Bamidbar Rabá 13: 8).

“Um filhote de leão é Yehudah” (Gênesis 49: 9). Isso ensina que lhe foi dado o poder do leão e a audácia de seus filhotes ( Bereshit Rabá 98: 7).

Eles, (os romanos), receberam uma tradição de seus pais que Yehudah matou Essav (Esaú) (Talmud Yerushalmi, Trat. Guitin 5: 7).

Quando o Patriarca Yitzchak morreu, Essav, Yaakov e todas as tribos foram enterrá-lo. Yaakov e seus filhos se sentaram e começaram a chorar na caverna de Machpelah, mas por respeito a Yaakov, as tribos deixaram a caverna para que não vissem seu pai chorando. Então Essav entrou na caverna, pois ele pensou: “Agora que meu pai morreu, matarei Yaakov”. Quando Yehudah viu que Essav tinha entrado depois de Yaakov, ele pensou: “Agora Essav  matará o meu Pai!” Ele entrou na caverna exatamente quando Esav estava prestes a matar Yaakov e matou Essav por trás. Por que ele não o matou da frente? Porque o rosto de Essav se parecia com o de Yaakov. Portanto, seu pai, Yaakov, o abençoou: “Sua mão está na nuca dos seus inimigos” (Gênesis 49: 8) ( Shocher Tov 18:32).
Que os méritos do Santo Tzadik Yehudá ben Yaakov Avinu  A”H  proteja-nos, Amén !!!

 

https://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2017/06/depositphotos_21006917-stock-photo-twelve-tribes-of-israel-judah-848x1024.jpghttps://portaljudaico.com.br/vendoo/uploads/2017/06/depositphotos_21006917-stock-photo-twelve-tribes-of-israel-judah-150x150.jpgDiogo Hara ClaroGRANDES SÁBIOSRELIGIÃOGrandes Sábios,Judá,Leah,Patriarcas,Yaakov Avinu,Yehudá Ben Yaakov AvinuHoje é 15 de Sivan, dia da elevação da alma do Santo Patriarca YEHUDÁ BEN YAACOV AVINU A''H, Patriarca do ramo de ''Yehudá'' ou Judá, cujos descendentes, somos nós, em grande parte atualmente. Vamos passar um pouco sobre o Patriarca. Yehudá filho de Yaacov Avinu A'H com Leah a Matriarca...Comunidade Judaica Paulistana